terça-feira, 24 de março de 2009

Um Pequeno Grande Homem - ZAQUEU (FINAL)

Como vimos na PRIMEIRA PARTE já publicada deste FATO, o texto básico está no Evangelho de Lucas, Capítulo 19, versículos de 1 a 10, que retrata o encontro de Jesus com o pequeno publicano Zaqueu. Vimos também que o nome Zaqueu provém de uma palavra hebraica traduzida como JUSTO. Ele era de Jericó, uma cidade muito próspera que ficava perto da fronteira da Peréia, e distava cerca de 24 km de Jerusalém. Era líder dentre, os publicanos, isto é, chefe dos cobradores de impostos. Recebia , assim, comissão sobre tudo o que era arrecadado.

Falamos também a respeito de suas QUALIDADES como homem curioso, determinado, hospitaleiro e pecador.

Focalizamos com detalhes seu encontro com Jesus Cristo e como olhou para Jesus, lá de cima da árvore onde tinha subido para ver o Mestre, pois era muito pequeno. E comentamos, ainda, como deu o seu encontro com Jesus.

Hoje vamos tratar de quais foram os resultados daquele encontro de Zaqueu com Jesus.

1. TRANSFORMAÇÃO. Foi esse o primeiro grande resultado. Zaqueu mostrou o seu amor ao próximo prometendo repartir metade dos seus bens com os pobres, e a sua retidão prometendo pagar para todos os que havia defraudado, quadruplicamente. A lei mosaica exigia o pagamento de apenas um quinto daquilo que se houvesse roubado (Números 5.7). Ele promete restituir o que havia roubado e ainda três vezes mais. A sua conversão era real, porque começou pelo desprendimento das riquezas. Queria dar, queria reparar o mal que havia feito.

2. SALVAÇÃO. Jesus conhecia o coração de Zaqueu, por isso declarou que a salvação entrara naquela casa. Zaqueu tinha se arrependido e crido. Estava salvo. Os seus pecados tinham sido perdoados, a reconciliação com Deus tinha sido estabelecida. O seu Salvador hospedou-se com ele. Logo, amado leitor, o resultado maior do encontro com Jesus é a salvação eterna.

3. FELICIDADE. Zaqueu, apesar de rico, não era um homem feliz, não tinha paz na sua consciência, não gozava da amizade do povo. Agora a sua vida tinha outro significado, E apesar da história de seu encontro com Jesus ser muito resumida ela é cheia de júbilo. Ele experimentou grande alegria no encontro com Jesus. Esse, amigo leitor, é sempre o grande resultado. Os filhos arrependidos que voltam para a casa de Deus, são recebidos com banquetes. Há alegria nos céus por um pecador que se arrepende, e também no coração do arrependido

Text de Assis Ferreira da Silva -Extraído de Folha do Assis
http://br.geocities.com/asfersilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário