sexta-feira, 20 de março de 2009

BEM-AVENTURANÇAS -os puros de coração

Interpretação ( O que é?)
Dicionário Aurélio:

1. Estado ou qualidade de puro:
2. Limpidez, transparência, nitidez:
3. Inocência, singeleza, sinceridade:

Puros de coração são aquelas pessoas que possuem um coração de criança; que são destituídas de qualquer ódio ou maldade; que são magnânimas; que só conseguem enxergar o lado bom das coisas e dos acontecimentos. A pureza é a marca registrada do coração inocente realçado por Jesus no “Deixai vir a mim as criancinhas....pois delas é o Reino dos Céus”. Se não fordes assim como estas criancinhas...em verdade em verdade vos digo... não entrareis no reino dos céus.
A pureza e a doçura são virtudes desejáveis nas relações afetivas, uma vez que sequer atingimos plenamente a polidez, ponto de partida desta desejável virtude.
Análise( Por que e para que)
Exemplos Bíblico
Tessalonicenses 4 =3 A vontade de Deus é que vivam consagrados a ele, que se afastem da libertinagem, 4 que cada um saiba usar o próprio corpo na santidade e no respeito, 5 sem deixar-se arrastar por paixões libidinosas, como os pagãos que não conhecem a Deus.
Tessalonicenses 5 =23 Que o próprio Deus da paz conceda a vocês a plena santidade. Que o espírito, alma e corpo de vocês sejam conservados de modo irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Quem chamou vocês é fiel e realizará tudo isso.


Situações de Vida( Exemplos e Testemunhos)

Os apelos da carne e as paixões do mundo são os maiores obstáculos que os cristãos enfrentam para permanecerem puros de coração e fiéis a Deus.
Alguém já escreveu que depois da fome o sexo é o nosso maior problema. As paixões libidinosas arrastam diariamente milhares de pessoas para os caminhos da perdição. A impureza de seus habitantes levou Sodoma e Gomorra à destruição.
Revistas, jornais, cinema, televisão, internet e toda a mídia em geral poluem a mente humana e fazem das cenas de sexo, do uso da droga e das cenas de terror e violência os seus principais apelos para ganhar seu público e conseguem sucesso nadando por isto em rios de dinheiro. Esta é a porta larga, fácil de entrar, de que fala Jesus e que está a serviço do maligno.
Em contrapartida a resistência ao pecado e o domínio de suas paixões colocaram também milhares de santos nos caminhos de Jesus.
Se o nosso corpo, como afirma Jesus, é templo do Espírito Santo, é nosso dever torná-lo puro para ser digno de abrigar o sagrado . A pureza refrigera a alma e é sabedoria para os humildes. A resistência às tentações só pode ser fortalecida com a graça de Deus. E foi esta graça que alcançou São Paulo quando afirmava ter um espinho na carne e ouviu de Deus a mensagem “a você basta a minha graça”.
Libertinagem de sexo desregrado, orgias. bacanais e bebedeiras, drogas e outras paixões carnais arrastam a pessoa para a morte do corpo e da alma e a afasta de Deus.
Se a impureza me pode impedir de ver a Deus, torna-se imperioso para mim afastar-me de toda a impureza para ter o privilégio eterno de ver a Deus, como é a promessa de Jesus nesta sentença das Bem-Aventuranças.
Yancey:
Bem-aventurados os puros de coração.
Durante um período de minha vida em que lutava contra a tentação sexual, encontrei um artigo que me levou a um livrinho, What I believe [Em que creio], de um escritor católico francês, François Mauriac. Surpreendeu-me que Mauriac, homem idoso, dedicasse considerável espaço para discutir sua própria concupiscência. Ele explicava: “A idade avançada arrisca-se a ser um período de redobrada tentação, porque a imaginação de um homem velho substitui de maneira horrível o que a natureza lhe recusa”.
Assim, ele avaliou os argumentos tradicionais a favor da pureza e descobriu que são incompletos.
Mauriac concluiu que a autodisciplina, a repressão e os argumentos racionais são armas inadequadas para lutar contra o impulso da impureza. No fim, ele encontraria apenas um motivo para ser puro, e é o que Jesus apresentou nas bem-aventuranças: “Bem-aventurados os puros de coração, pois eles verão a Deus”. Nas palavras de Mauriac: “A impureza nos separa de Deus. A vida espiritual obedece a leis tão verificáveis quanto as do mundo físico [...] A pureza é a condição para um amor mais elevado — para a posse acima de todas as outras posses: a de Deus. Sim, isso é o que está em jogo, e nada menos”.
Ler as palavras de François Mauriac não acabou com minha luta contra a concupiscência. Mas posso dizer sem sombra de dúvida que achei sua análise verdadeira. O amor que Deus nos estende exige que nossas faculdades sejam limpas e purificadas antes de podermos receber um amor mais elevado, um amor que não pode ser obtido de nenhum outro meio. Esse é o motivo para permanecermos puros. Abrigando a concupiscência, limito minha própria intimidade com Deus.
Os puros de coração são verdadeiramente bem-aventurados, pois verão a Deus. É assim simples, e difícil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário