sábado, 7 de março de 2009

AS BEM-AVENTURANÇAS- OS MANSOS

Interpretação ( O que é?)Dicionário Aurélio: 1. Qualidade ou estado de manso.
2. Índole ou procedimento pacífico de quem é manso; brandura. Serenidade, tranqüilidade, calma.
A mansidão se carecteriza pelo comportamento dominado pela humildade, pela ternura e pela suavidade. "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração", era o que ensinava Jesus aos seus discípulos. A prepotência, a arrogância, a intolerância é o avesso do ensinamento de Jesus. UMA PESSOA DOTADA DO ESPÍRITO DE MANSIDÃO é aconchegante, cativa o seu semelhante e torna a convivência gratificante para todos que com ela se relacionam. “Se queres um amigo, cativa-me. Cativar é criar laços, ensinava o Pequeno Príncipe à raposa. Foi a intolerância que arrastou Madalena para a condenação pública numa praça para ser julgada por Jesus. E Jesus, tolerante, manso e humilde de coração foi transformando gradualmente os corações DE TODOS OS PRESENTES a ponto de torna los mansos e dóceis aos ensinamentos de Jesus.
Análise( Por que e para que)A mansidão é uma qualidade excepcional para a convivência entre as pessoas. A pessoa meiga. atraente, dócil e agradável sempre atrai os outros para si. É uma virtude arrebatadora de corações alheios, pois comunica ternura, PACIÊNCIA, tolerância com as escolhas, benevolência e bem estar. Todos gostam de se acercar de uma pessoa meiga, pois sabem que a convivência com ela é sempre agradabilíssima e gratificante. Muito diferente das pessoas petulantes, asquerosas, briguentas, agressivas, ríspidas e intransigentes, que sempre afastam os outros delas.
Quem convive com uma pessoa meiga vive em um mar de rosas e em permanente felicidade. É por isto que Jesus disse que
estas pessoas possuirão a terra
, pois conquistam o coração dos outros e vivem em paz e harmonia permanentes.
As guerras e as desavenças entre as pessoas, entre marido e mulher , entre pais e filhos, entre irmãos e familiares, entre colegas de trabalho, entre superiores e subordinados, entre parentes e vizinhos são produzidas por ausência de mansidão no coração das pessoas e dos governantes . Traumas de criação, drogas e uso inveterado de bebidas geralmente estão por trás dos comportamentos ríspidos e intolerantes, resultado de neuroses que não foram resolvidas ou da ausência de Deus no coração das pessoas que as impedem de serem dóceis e misericordiosas.

Situações de Vida( Exemplos e Testemunhos)
Conhecemos as histórias de vários casais que viveram dramas desagradáveis de convivência por falta de mansidão. Na maioria deles a ausência de mansidão gerou a separação. Os esposos, vítimas da bebida e de seus traumas de vida tinham dois comportamentos. Sem bebida eram pessoas maravilhosas, meigas e agradáveis. Bom marido, bom companheiro, diligente e prestativo. Mas quando bebiam tornam-se outras pessoas: agressivas e insuportáveis. A separação acaba sendo o único remédio para muitos deles.Pessoalmente só em uma situação pudemos festejar com alegria a reconciliação de um casal nesta situação, ele psicologo e ela professora que festejaram a reconcilição com uma maravilhosa viagem a Europa e um agradecimento especial a Deus aos pés da Rainha da Paz, em Medjgore.
Exemplos Bíblico
PRECE DE UM JUIZ
AJUDA-ME SENHOR, a ser justo e firme, honesto e puro, comedido e magnânimo, sereno e humilde. Que eu seja implacável com o erro, mas compreensivo com os que erraram. Amigo da verdade e guia dos que a procuram. Aplicador da lei, mas antes de tudo, cumpridor da mesma. Não permita jamais que eu lave as minhas mãos como Pilatos diante do inocente, nem atire , como Herodes, sobre os ombros do oprimido, a túnica do opróbrio. Que eu não tema César e nem, por temor dEle, pergunte ao poviléu, se ele prefere "Barrabás ou Jesus "...Que o meu veredito não seja anátema candente e sim mensagem que regenera, a voz que conforta, a luz que clareia, a água que purifica, a semente que germina, a flor que nasce no estrume do coração humano.
Que a minha sentença possa levar consolo aos atribulados e alento ao perseguido. Que ela possa enxugar as lágrimas da viúva e o pranto dos órfãos.
E quando diante da cátedra em que assento desfilarem os andrajosos, os miseráveis, os párias sem fé e sem esperança nos homens, espezinhados, escorraçados, pisoteados e cujas bocas salivam sem ter pão e cujos rostos são lavados nas lágrimas da dor, da humilhação e do desprezo, AJUDA-ME SENHOR, a saciar a sua fome e sede de justiça(...)
AJUDA-ME SENHOR, Quando me atormentar a dúvida, ilumina o meu espírito; quando eu vacilar, alenta a minha alma; quando eu esmorecer, conforta-me; quando eu tropeçar, ampare-me.

E QUANDO UM DIA, finalmente, eu sucumbir e já então como réu comparecer à Tua Augusta Presença para o último Juízo, olha SENHOR, compassivo para mim. Dita , SENHOR, a Tua Sentença. Julga-me como um Deus.
Eu julguei como homem.

( Obs. O autor desta belíssima e comovente oração, Dr. João Alfredo Medeiros Vieira foi Juiz de Direito da 9ª Circunscrição Judiciária de Santa Catarina, com sede em Joaçaba).

Nenhum comentário:

Postar um comentário