segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SAULO DE TARSO

(ÚLTIMA PARTE)

Os textos bíblicos do FATO desta quinzena se encontram no livro de Atos, capítulo 22, versículo 3 e Epístola de Paulo aos Felipenses, capítulo 3, versículos 1 a 8, sendo que o versículo central, diz: "Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo".

3 - RELAÇÃO COM JESUS E OS APÓSTOLOS

Devido ao seu radicalismo extremos com relação à lei, e ao excesso de minúcias em torno da lei, tornaram-se exclusivistas, portanto ferrenho pesquisadoresdos que pensavam de outro modo. Foram denunciados por João Batista (Mateus 3.7-10). Jesus esteve sempre às voltas com eles. O capítulo 23 de Mateus lança muita luz sobre seu falso caráter. Denominaram Jesus de Belzebu (Mateus 9.34); tentaram ridicularizá-lo (Lucas 16.14); tentaram apanhá-lo em alguma falha (Mateus 22.15,34). FARISEU tornou-se um termo pejorativo, símbolo de hipocrisia (Lucas 18.9-14). Assim vista, a questão de Saulo ter sido fariseu e perseguidor de Cristo e da Igreja se esclarece.

5 - CIDADÃO ROMANO

Saulo não era apenas um cidadão de Tarso e de Jerusalém,mas era também cidadão romano - título honorífico, concedido pelo Império Romano aos heróis. Ele se orgulhava de tão especial privilégio e honra. Ao ser preso e açoitado em Filipos, agora como apóstolo, ele apela para os seus direitos diante dfos magistrados: "Sem ter havido processo formal contra nós, nos açoitaram publicamente e nos recolheram ao cárcere, sendo nós cidadãos romanos... venham eles, e pessoalmente nos ponham em liberdade" (Atos 17.35-40). Ao ser açoitado em Jerusalém, ele pergunta: "Ser-vos-a porventura lícito açoitar um cidadão romano, sem estar condenado? (Atos 22.25). Há quem entenda que ao pedir a Timóteo; "...traze...especialmente os pergaminhos" (2 Timóteo 4.13), Paulo se referia ao seu certificado de cidadania romana.

A quem era conferido este título? (1) aos soldados veteranos ao término de sua prestação de serviço militar; (2) um homem podia comprar este título; (3) alguém, ao prestar um grande serviço a Roma, poderia recebê-lo como recompensa especial;. (4) Podia-se recebê-lo por direito de nascimento, quando o pai tinha sido cidadão romano. Este foi o caso de Saulo de Tarso: "Pois eu o tenho por direito de nascimento" (Atos 22.28). E ele jamais o desprezou.
Texto de ASSIS FERREIRA DA SILVA
ExtraídO de FOLHA DO ASSIS http://www.folhadoassis.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário