terça-feira, 25 de agosto de 2009

PAULO: PERSEGUIDOR E PERSEGUIDO

(PRIMEIRA PARTE)

Os textos bíblicos do FATO desta quinzena se encontram em 1 Coríntios, capítulo 15, versículo 9 e em 1 Timóteo, capítulo 1, versículos 13, sendo que o versículo central, diz: "A mim que noutro tempo era blasfemo e perseguidor e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade (1 Tim. 1.13)".

INTRODUÇÃO

"Não é este o que exterminava...aos que invocavam o nome de Jesus? (Atos 9.21). O verbo EXTERMINAR é o mesmo usado para um exército que saqueia uma cidade. Assim como um exército entra numa cidade, a destrói, matando a grande e a pequenos, com cruel brutalidade, deitando-a ao pó da terra, em total assolação, assim Saulo procurava DESTRUIR a Igreja de Cristo.

1 - DOLOROSAS RECORDAÇÕES

Paulo, em suas cartas, revela como a lembrança dos dias de perseguição aos cristãos ainda apunhalava sua consciência. Ele escreve aos Gálatas: "...como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava."Aquele que antes nos perseguia, agora prega a fé que outrora, procurava destruir" (Gálatas 1.13 e 23). Suas palavras aos Coríntios são mui comoventes: "Porque sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado de apóstolo, pois persegui a Igreja de Deus" (1 Cor. 15.9). Enquanto escrevia a Timóteo, novamente amargas lembranças lhe vinham à mente: "... a mim que noutro tempo era blasfemo e perseguidor e insolente" ( 1 Tim. 1.13). Este último termo é por demais vívido, e significa que Saulo de Tarso se constituiu em juiz e executor da igreja cristã.

Essas lembranças emergem não só de suas cartas, mas também de suas pregações. Ao enfrentar um tumulto em Jerusalém, que queria matá-lo, ele declarou: "Persegui este caminho até à morte, prendendo e metendo em cárceres, homens e mulheres" (Atos 22.4). Em seu discurso ao Rei Agripa, ele afirmou: "... A mim me parecia que muitas cousas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno... Encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra estes dava o meu voto, quando os matava... obrigando-os até a blasfemar" (Atos 26.9-11). O coração de Saulo era dominado pelo ódio, fúria e amarga hostilidade contra Jesus e contra tudo quanto se achasse relacionado com o nome de Cristo.

2 - POR QUE TANTO ÓDIO?

Esta pergunta é oportuna e importante: Por que Saulo de Tarso odiava de tal maneira, assim a Jesus como a seus seguidores? A resposta é:

1) Porque Jesus reivindicava o título: "Messias de Deus". Os judeus sempre se julgaram o povo escolhido de Deus, os possuidores de uma posição extremamente privilegiada e singular em relação a Deus. Sonhavam com o dia quando seriam o maior povo do mundo. Mas sua história não parecia conduzi-los a esse grande dia: sujeitos aos babilônios, aos persas, aos gregos e agora aos romanos. Eram tão poucos e seu território tão pequeno que, humanamente falando, parecia impossível que seu sonho de grandeza se concretizasse. No entanto, eles criam nas promessas divinas, por meio dos profetas antigos, de que um dia surgiria no cenário da história um personagem especial para libertá-los e conduzi-los por um novo e perene caminho, sendo o seu CHEFE, MESSIAS (na lingua hebraisca) e CRISTO (na lingua grega) são títulos equivalentes a UNGIDO (Salmo 2.2), pertinentes à mesma pessoa -- JESUS CRISTO. Os reis ao serem coroados, eram ungidos com óleo; assim, Messias ou Cristo significava "GRANDE REI DE DEUS".
Texto de Assis Ferreira da Silva
(CONTINUA NO PRÓXIMO NÚMERO)

Extraído do portal FOLHA DO ASSIS http://www.folhadoassis.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário