segunda-feira, 6 de abril de 2009

UM JOVEM PREOCUPADO

O FATO: UM JOVEM PREOCUPADO

( PRIMEIRA PARTE )

O texto bíblico do FATO desta quinzena se encontra no Evangelho de Marcos, capítulo 10, versículos 17 a 27, que diz: < E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem a seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe.

Então ele respondeu: Mestre tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus fitando-o, o amou e disse: Só uma cousa te falta: vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.

Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.

Então, Jesus, olhando ao redor, disse a seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

Os discípulos estranharan estas palavras; mas Jesus insitiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo?

Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo não para Deus, porque para Deus tudo é possível>.

I- INTRODUÇÃO

É provável que Jesus tenha sido procurado por esse jovem muito rico logo após ter abençoado as crianças, e talvez tenha sido observado pelo moço, ansioso de descobrir o reino de Deus e a vida eterna. Ele mereceu a simpatia de Jesus, que estava a caminho de Jerusalém pela última vez, para a festa da Páscoa, onde seria preso e crucificado. No terceiro dia ressuscitaria vitorioso sobre o pecado e a morte, para glória de Deus e nossa alegria.

II - AS QUALIDADES DO JOVEM RICO

1. Era humilde. Ajoelhou-se diante de Jesus. Essa sua atitude revela grande humildade. Os orientais tinham o hábito de ajoelhar-se diante de pessoas a quem queriam saudar, mas de modo nenhum uma autoridade da sinagoga se ajoelharia diante de alguém sem um título publicamente reconhecido. Jesus era pobre, não tendo onde reclinar a cabeça. Vivia sem dinheiro, sem teto e sem propriedades. Este moço era de posição e muito rico. Ele havia percebido a grandeza do caráter de Cristo, a sua superioridade moral e espiritual e a si mesmo se reconhecia pequeno. Foi um ato de humildade. Ele não tinha a arrogância dos escribas e fariseus. Estava bem encaminhado para encontrar a verdade.

2. Era justo na apreciação dos valores. Combinando o nosso texto comn Mateus 19.17, podemos dizer que o moço reconheceu a bondade em Jesus e lhe fez uma pergunta sobre o que é bom. Naquela época, em que as autoridades religiosas procuravam defeitos em Jesus para o acusar, o nosso jovem reconhece que ele é o Bom Mestre e que tem perfeito conhecimento daquele que é a essência da bondade. Venceu os preconceitos e a opinião das autoridades religiosas. Ele sabia apreciar o que ralmente tinha valor.
Autor: Assis Ferreira da Silva

(CONTINUA NO PRÓXIMO NÚMERO)

Extraído de FOLHA DO ASSIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário