terça-feira, 14 de abril de 2009

UM JOVEM PREOCUPADO

( SEGUNDA PARTE )

O texto bíblico do FATO desta quinzena se encontra no Evangelho de Marcos, capítulo 10, versículos 17 a 27.

3 - Era Religioso. Tinha posição, como nos afirma Lucas, o que indica que era líder da Sinagoga em sua cidade ( Lucas 18.18) Era um homem zeloso da Lei, observador dos seus preceitos. No entanto, sentia não estar de posse da vida eterna. Realmente, não basta ter religião para ser salvo. As religiões não são diferentes caminhos para os céus. Há um único caminho que leva a Deus: JESUS CRISTO, e quem não o possui, sendo sincero, não pode sentir-se perfeitamente satisfeito. O temperamento sinceramente religioso alcança a plena satisfação somente em Cristo Jesus. Este moço, fiel à sua religião, sentia que havia alguma coisa que ainda não encontrara.

4 - Era corajoso. Era muita ousadia daquele moço procurar a Jesus, quando os mais velhos se opunham a ele e não viam nele bem algum.Contudo, ele vai até jesus, declara estar certo da sua bondade, sem receio de ser perseguido ou censurado pelos líderes religiosos. É um exemplo de coragem moral. A mocidade muitas vezes é louvada por sua coragem, seu heroísmo nos campos de batalha, mas devia almejar ainda mais a coragem moral, que nos habilita a atitudes tais como a deste moço. Vencer o eu, vencer o mundo, vencer o grande número, a maioria, a sociedade, é vitória mais para se desejar que as conquistadas no terreno material.

5 - Era bom caráter. Temos a prova disso na sua obediência aos mandamentos de Deus. Jesus lhe fez referências aos mandamentos da segunda tábua da lei: não matarás, não furtarás, não adulterarás, etc; ele responde que tem guardado há algum tempo. Era zeloso na observância da lei moral. Amava ao seu próximo (Mateus 19.19). Era um excelente caráter moral, bom vizinho, bom filho, bom cidadão, bom membro da sociedade.

B - SUA CARÊNCIA

Mesmo sendo humilde, sendo justo, religioso, corajoso e de bom caráter, ainda não tinha tudo. Estava faltando alguma coisa. Sentia não estar de posse da vida eterna. Queria a vida plena que não se acaba com a morte, a vida que tem qualidade, que satisfaz. Queria a felicidade temporal e eterna, a qual não havia encontrado na sua religião, na sua riqueza e na sua moral impecável. Sentia que para ter a vida eterna precisava conhecer o segredo da sua conquista, e por isso perguntou a Jesus; "Que hei de fazer para herdar a vida eterna?" Infelizmente a sua pergunta já revelava o erro das suas concepções a reseito da vida eterna. A vida eterna, como você sabe prezado leitor, depende não de fazer, mas de ser. E ele queria fazer sem ser.

Mas, está você se perguntando prezado leitor e amigo, o que faltava ao jovem? Jesus disse que faltava uma coisa na vida dele, sem ela não poderia ter a vida eterna que procurava.

Então Jesus lhe diz: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então vem e segue-me.

Então, caro amigo leitor, o que estava faltando àquele moço? A pobreza? A fé? Amor ao próximo?

Tenha um pouquinho de paciência que no próximo número mostraremos o que realmente falta àquele moço para que ele ganhasse a vida eterna que tanto queria.

Texto de ASSIS FERREIRA DA SILVA Extraído de FOLHA DO ASSIS http://br.geocities.com/asfersilva

Um comentário: