segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

UM PASTOR QUALIFICADO

PRIMEIRA PARTE

O FATO desta quinzena tem como texto bíblico a Segunda Carta do apóstolo PaulO a Timóteo, no capítulo 1 , versículos 3 a 8 e 12 a 14, cujo conteúdo é rico e variado e inclui vários apelos comovedores, especialmente em via da situação na qual o apóstolo se encontrava. Quatro incumbências e ordens se fazem específicamente a Timóteo, as quais se relacionam principalmente com sua vida pessoal, na qualidade de ministro. A ameaço dos ensinamentos falso adquire muita importância, tanto nesta carta como na primeira dirigida a Timóteo.

I - INTRODUÇÃO

A pessoa de Timóteo, estudada pela Igreja nestes dois milênios, tem produzido vidas santificadas e vocação ministerial principalmente no meio do rebanho jovem. Para alcançarmos esse resultado, amigo leitor, seria suficiente que tivéssemos somente as duas cartas de Paulo ao jovem Pastor, ricas em instrução cristã e pastoral. Se a vida de Timóteo parasse aí, a Igreja já teria sido amplamente recompensada com um profundo enriquecimento espiritual e moral. Porém a Bíblia não parou aí.

II - TIMÓTEO

A - Sua Conversão e Vocação

Timóteo provavelmente era da cidade de Listra. Eunice e a avó Loide eram judias muito fiéis à lei, não obstante viverem longe de Jerusalém. O pai dele era grego. Timóteo não foi circuncidado quando era pequeno, talvez por oposição do pai, que não se preocupava com o preceito do judaísmo.Na primeira viagem que Paulo fez junto com Barnabé, Eunice e Lóide devem ter conhecido o Evangelho pregado por eles naquela cidade. Eunice, convertida ao cristianismo, procurou logo influenciar seu filho. Quando Paulo, em outra viagem, passa por Listra encontra Timóteo e fica sabendo que é um discípulo fiel de Jesus Cristo.O apóstolo afeiçoa-se de um modo especial por ele! Convida-o para ser seu companheiro de viagem, porque percebeu sua grande fé e seu caráter cristão, bem como sua qualificação para o ministério. Ele é circuncidado e ordenado ministro do Evangelho, pela imposição das mãos. Barnabé encaminhou Paulo no trabalho. Paulo encaminhou a Timóteo. E assim, nessa sucessão, temos tido, através dos tempos, caro leitor, centenas de obreiros espalhando pelo mundo a mensagem da vida eterna.

B - Seu Caráter

Paulo reconhecia em seu amado filho espiritual, um comprovado caráter cristão (Filipenses 2.22).

1 - Timóteo era um bom amigo. Paulo o considerava seu verdadeiro filho na fé ( ! Timóteo 1.2), um filho muito amado (1 Coríntios 4.17 e 2Timóteo 1.2). São inúmeras as referências feitas a ele nas cartas de Paulo. De todos os amigos de Paulo, exceto talvez Lucas, o médico amado, nenhum era mais amado pelo apóstolo. Paulo o considerava um filho, fiel e verdadeiro. Certa ocasião quando se separaram, Timóteo verteu lágrimas de tristeza, o que muito confortaram o seu amigo e companheiro ( versículo 4).

2 - Timóteo era um crente sincero (versículo 5).


Texto de ASSIS FERREIRA DA SILVA - Extraído de FOLHA DO ASSIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário