sábado, 7 de fevereiro de 2009

FATO: UM PASTOR QUALIFICADO


( SEGUNDA PARTE )

O FATO desta quinzena tem como texto bíblico a Segunda Carta do apóstolo Paula a Timóteo, no capítulo 1 , versículos 3 a 8 e 12 a 14, cujo conteúdo é rico e variado e inclui vários apelos comovedores, especialmente em vista da situação na qual o apóstolo se encontrava. Quatro incumbências e ordens se fazem especìficamente a Timóteo, as quais se relacionam principalmente com sua vida pessoal na qualidade de ministro. A ameaça dos ensinamentos falsos adquire muita importância, tanto nesta Carta como na primeira dirigida a Timóteo.

3 - Timóteo inspirava confança (Filipenses 2.20). Quando Paulo quis enviar um mensageiro a Filipos escreveu: "Espero, no Senhor Jesus enviar-vos brevemente Timóteo.... porque em nenhum outro tenho de igual sentimento que, com honestidade, cuide dos vossos interesses." Mais tarde Timóteo foi deixado em Éfeso, e um escritor diz: "A posição que Timóteo ocupava em Éferso..... era a de um representante de Paulo na sua capacidade apostólica, como tinha sido, anteriormente, em Corinto, Tessalônica e Filipos."

4 - Timóteo gozava de bom testemunho (Atos 16.2). Os irmãos em Listra e Icônio o elogiavam. Já no início de sua carreira cristã vivia retamente, procurando cumprir a lei de Deus em sua vida. Foi por issso, certamente, que Paulo o reconheceu útil para o trabalho, pois uma das qualificações do ministro é gozar de bom testemunho dos que são de fora, para que não caia na desonra (1 Timóteo. 3.7).

5 - Timóteo era um cooperador fiel. Paulo nunca teve uma queixa dele. Na carta aos Romanos diz: "Saúda-vosTimóteo, meu cooperador (Romanos 16.21)". Quando precisou enviar dois obreiros para Macedônia, escolheu Timóteo e Erasto (Atos 19.22). Timóteo era um obreiro fiel e dedicado, que pregava a palavra sem desfalecimento. Paulo achou nele um auxiliar de valor, um cooperador capaz.

6 - Timóteo era tímido. É o que se depreende destas palavras de Paulo: "Se Timóteo for, vede que esteja sem receio entre vós, porque trabalha na obra do Senhor, como também eu; ninguém, pois, o despreze..." (1 Coríntios 16.10 e 11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário