sábado, 3 de janeiro de 2009

SADISMO PSEUDO-CRISTÃO

Há três passagens bíblicas que mal interpretadas e mal compreendidas podem criar uma espécie de comportamento e ideologia doentia entre os cristãos. E nesses primeiros dias de 2009, isso muito me preocupa, pois esse tipo de comportamento no sadismo já cansei de ouvir e ver cristãos(quando estão numa roda comentando sobre certas notícias trágicas de alcance até mesmo mundial), simplesmente comentam:"É isso mesmo! É a palavra de Deus se cumprindo".

Realmente há passagens bíblicas que prevêem grandes tragédias na história da humanidade e até mesmo o próprio Cristo nos avisa que no mundo teremos aflições.

Mas em passagem alguma a Bíblia nos encoraja a sermos apáticos ou sádicos ao depararmos com esses acontecimentos. Muito pelo contrário, a bíblia nos incentiva a praticar toda forma de bem, movidos pelo amor à Deus e ao próximo.

Numa dessas passagens(I Tessalonicenses 5:18), nos incentiva a louvar a Deus em todas as circunstâncias, mas esquecemos de perceber na carta, que "todas as circunstâncias", na verdade, basicamente se resumem a perseguições religiosas nas suas diversas formas. na cidade de Tessalônica. Parafraseando o versículo, ele não quer dizer que:"Em todas as desgraças dai graças". Vamos fazer um exercício prático para percebermos o quão doentio pode ser encarar esse versículo dessa maneiro?

AS ENCHETES EM SANTA CATARINA: "Graças a Deus pelas enchentes em Santa Catarina e pelas pessoas que ficaram desabrigadas e perderam tudo".

ATENTADOS EM MUMBAI: "Graças a Deus pelos atentados em Mumbai e pelas pessoas que morreram graças a esse atentado".


...e finalmente...


A FOME E A MISÉRIA NA ÁFRICA: "Graças a Deus pelas pessoas que morrem de fome na África e pela situação de pobreza em que eles vivem".


Não é chocante quando nos deparamos com essas afirmativas de pseudo agradecimento a Deus?

A Bíblia não é uma cartela de bingo que você tem que vibrar cada vez que uma tragédia que ela prevê acontece.

As tragédias acontecem devido á miséria humana e o nosso dever enquanto cristãos e povo de Deus é fazer o bem das mais variadas formas e com amor. Que compaixão é essa que se vangloria porque está vendo no tempo o cumprimento das tragédias previstas na Bíblia?

Transportamos nossa apatia enquanto telespectadores de programas que só divulgam tragédias para o âmbito da leitura bíblica. As tragédias que lá estão previstas não estão lá para que desempenhemos o papelo de meros espectadores apáticos, mas de ativistas do bem em favor do próximo, para tentar minimizar a dor daqueles que estão sofrendo com as tragédias de nosso tempo.

Que em 2009 possamos mudar de posição; que saiamos da nossa posição de espectadores apáticos e sádicos e mudemos para uma posição de agentes ativos do Reino que rumam para a construção da Nova Jerusalém, onde não haverá mais lágrimas e nem choro se ouvirá.
PENSADO POR LUKAZ
MARCADORES: -LUCAZ, 2009
6 PITACOS:

Charles Fernando (Phoenix7) disse...
é tão comum ouvir isso rs, você acertou na mosca!

SÁBADO, 03 JANEIRO, 2009
Roger disse...
Esta postagem foi removida pelo autor.
SÁBADO, 03 JANEIRO, 2009
Roger disse...
Por que será que somos tão deterministas? Será que isso retira de nossos ombros nossa responsabilidade moral? Ou será que isso é só um medo que temos de nos tornarmos seculares demais?

Quantos exatamente agora não devem estar vibrando com a guerra entre palestinos e israelitas, com base nesse pensamento: está se cumprindo?

SÁBADO, 03 JANEIRO, 2009
Janete Cardoso disse...
Estamos conformados com o século.
Diante da minha impotência, quando leio coisas assim, também penso: está se cumprindo... mas com pesar, pelas almas que morrem sem Cristo.

SÁBADO, 03 JANEIRO, 2009
Helma Aguiar disse...
"A Bíblia não é uma cartela de bingo que você tem que vibrar cada vez que uma tragédia que ela prevê acontece."
Bingo! Muito bom. É até mesmo incompreensível constatar a quantidade de pessoas que pensam assim. Não só nas "previsões" da bíblia, como tb comumente ouvimos dizerem: "Deus levou meu filho...", "Se Deus quiz assim..."

Que em 2009 possamos mudar de posição, que saiamos da nossa posição de espectadores apáticos e sádicos e mudemos para uma posição de agentes ativos do Reino que rumam para a construção da Nova Jerusalém, onde não haverá mais lágrimas e nem choro se ouvirá.[2]

SÁBADO, 03 JANEIRO, 2009
Helma Aguiar disse...
Obrigada pelo comentário no meu blog. Já arrumei o "Mais que Palavras". Valeu!

SÁBADO, 03 JANEIRO, 2009
Postar um comentário

Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
SEGUIDORES (22)

PARE DE ACOMPANHAR

22 SEGUIDORES ADMINISTRAR

COLABORADORES



47 blog reactions

BLOGS FRATERNUS


Felipe Fanuel
Teologias de vanguarda

Lendo a morte da razão
Breve recapitulação

Lucas e o elan vital
Sadismo Pseudo-cristão

CAMINHOS DA FÉ
HONRAR À MÃE

Amarelo Fosco
Jonathan Edwards (1703-1785)
Mostrar todos

SALA DE VISISTAS

A Vida! Janaína Souza
Provas da Existência de Deus
Divinitatis Doctor
Diário de Leitura - 02/01/2009 - Gn. 5-7 e Mt. 5-7
Mais que Palavras
Eis o Cordeiro de Deus (Jo 1,29-34)
O PENSADOR
Citação, Oswald Chambers
Abrigo dos sábios
UM CORAÇÃO PURO
Mostrar todos

ARQUIVO DO BLOG



MARCADORES

-Alex (5)
-Alysson (1)
-Augusto (1)
-Felipe (4)
-Francisco (2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário