quarta-feira, 10 de dezembro de 2008



UM HOMEM TEMENTE A DEUS
( PRIMEIRA PARTE)

O FATO desta quinzena tem como texto bíblico o livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 10, versículos de 1 a 8 e os versículos 23 a 33. Relata a história do Centurião romano Cornélio.

I - INTRODUÇÃO

O livro de Atos dos Apóstolos se ocupa bastante com a história de Cornélio, pois ela é muito significativa. Ela trata da entrada do Evangelho entre os gentios. Era o passo inicial da grande marcha realizada pela Igreja de Jesus Cristo para fora dos muros da nação judaica, em todas as direções do mundo.

II - SUA PERSONALIDADE

Cornélio era um Centurião romano que residiu em Cesaréia e foi de grande importância na história da Igreja. O texto do livro dos Atos dos Apóstolos nos oferece muitas informações sobre o seu caráter:

1 - Foi um homem espiritual. Não obstante ser romano, oriundo de um país cuja religião era pagã, conhecia o Deus verdadeiro e era monoteísta. Os gentios podiam se tornar prosélitos do judaísmo aceitavam todos os ensinos e cerimônia da religião mosaica. Sentiam-se verdadeiros judeus. Os prosélitos da porta aceitavam a Deus, mas não adotavam o cerimonialismo e não eram admitidos a todos os privilégios da religião.Cornélio era um prosélito da porta, porque já havia deixado os deuses pagãos para crer somente no Senhor. Morando em Cesaréia era natural ter contato com judeus e reconhecer a superioridade do Deus de Israel. Mas, apesar e ter tão pouco da religião verdadeira, ajudava muito. Ele se orientava pela luz natural que todo homem recebe. Havia a luz verdadeira que, vindo ao mundo, ilumina a todo o homem (João 1.9). Muitos rejeitam essa luz e chegam a apagá-la. A Bíblia diz que Cornélio era piedoso e temente a Deus. Piedoso é um homem pio, é aquele que ama as coisas religiosas, tem compaixão dos outros; o contrário de ímpio. Cornélio cria em Deus, procurava fazer o que julgava ser a vontade de Deus e assim cultivava uma vida espiritual. Era muito dado à oração. Orava de contínuo, perseverantemente. Muitos hoje, mesmo conhecendo todos os caminhos de Deus, não são submissos a Deus e aplicados à oração como este centurião romano.

2 - Foi um homem generoso. Cornélio fez muitas esmolas ao povo. Era altruísta, pensava nas necessidades alheias, repartia com os pobres o que possuía. Cumpria, sem o saber, o ensino de Cristo (Mateus 25.31-46) Foi um homem muito caridoso.

(Continua)
Texto extraído de FOLHA DO ASSIS http://br.geocities.com/asfersilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário