terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A ALEGRIA DE VIVER

A Dor e o Sofrimento

Pode parecer estranho começar com dor e sofrimento um livro que tenha como propósito falar sobre A ALEGRIA DE VIVER. Mas este é o objetivo principal deste livro: falar às mentes e aos corações daqueles que sofrem, que se encontram dilacerados pelos acontecimentos da vida , com dolorosas feridas no peito e uma constante agonia no coração .
Ele não foi escrito para os que se encontram de bem com a vida e vivem num mar de rosas, num mundo de permanente felicidade. Ele é dirigido principalmente para os que vivem situação de dor e de sofrimento; para os que já não mais sentem a alegria de viver, para os que perderam o sentido da vida. É para os que se encontram nesta profunda agonia, nesta depressão sem fim que procuramos oferecer uma luz no fundo do túnel e uma esperança e motivos fortes para diminuir a sua dor e muitas e convincentes razões para seu bem viver.
A Origem da Dor
Toda dor é provocada por carências ou um desequilíbrio do estado natural do ser humano. A quebra de uma perna ou um braço, o funcionamento anormal de um órgão do corpo, a presença de um corpo estranho no organismo, gerando desconforto, infecção e conseqüente dor ou anomalias no seu metabolismo, provocando disfunções e gerando sofrimento.
A dor provocada por ocorrências físicas pode ser debelada rapidamente pelo uso de analgésicos e tratamento das causas, mas a dor e o sofrimento provocados por carências ou distúrbios morais e emocionais exige um outro tipo especial de tratamento.
O sofrimento causado pela perda de um amor, de um bem, de um parente ou amigo, de um estado equilibrado de vida não pode ser revelado pela radiografia, pela tumografia computadorizada, pelos exames de fezes, de sangue, de catarro, de eletrocardiograma, ou de urina. Eles vão acusar normalidade em tudo. O que significa que tudo vai bem pelo lado físico da pessoa e que não existe causa aparente para provocar tanta dor ou sofrimento.
A dor e o sofrimento de que vamos tratar neste livro são exatamente aquelas provocadas por causas não aparentes e que não podem ser vistas pelos resultados dos exames laboratoriais. A perda de um sentido de vida, uma constante agonia no viver, uma ferida que se abriu no coração da pessoa e que não se fecha nunca; um mal estar permanente de um constante viver de dias cinzentos que se tornam para muitos fardos difíceis de transportar. A pessoa pode até possuir condições materiais, físicas e pessoais excepcionais de vida, mas pode estar tomada por um constante sentimento de infelicidade. É de tudo isto que vamos tratar aqui com um convite inicial a todos os que se encontram nesta situação: VENHAM CAMINHAR CONOSCO! VENHAM AO ENCONTRO DA FELICIDADE E NÃO TENHAM MEDO DA ALEGRIA DE VIVER !

O COMEÇO DESTA HISTÓRIA

Uma amiga, gerente de uma frangolândia em BH, me telefonema e pede a indicação de um livro para uma parente que se encontra em profunda depressão. Acha que uma boa leitura fará muito bem a ela e confia na minha indicação. Examino os meus livros e arquivos e concluo que os que tenho lido são ótimos, mas muito técnicos ou especializados. Ótimos para minha instrução como educador e orientador educacional, mas inúteis para quem procura um remédio para a agonia de seu se sofrimento interior. Outros são de cunho doutrinário e de natureza espiritual. Recorro a uma irmã evangélica, dedicada a servir pessoas que sofrem e que conhece muitos livros e autores e lhe peço indicações. Examino os que ela me oferece e constato que fazem parte da mesma linha dos meus: são doutrinários, de natureza espiritual e que se destinam a restituir a fé e a esperança àquelas pessoas que ainda não colocaram Deus em suas vidas. Mas esta não é a presente situação. Procuro livro que possa falar à cabeça e ao coração das pessoas, abrindo-lhes espaços de compreensão de seus sentimentos dolorosos. De suas feridas na alma e que concorram para ajudá-las a vencer a agonia e o sofrimento de que se acham dominadas no momento presente.
Não encontrando de pronto resposta para minhas indagações , acabo descobrindo que uma imensa oportunidade me é dada para escrever sobre este tema e oferecer mais uma contribuição aos que se encontram nesta estrada de turbulência emocional que lhes provoca uma agonia no viver.

A Dor e o Sofrimento pela Perda de um Grande Amor


Ela estava noiva; já estava arrumando o apartamento em que iriam morar; a lista de convidados toda preparada , a igreja e tudo o mais já estava pronto. Ela amava o seu noivo e, faltando pouco mais de um mês para o casamento, tudo se evaporou assim sem mais nem menos. Os dois concluíram que ainda não estavam bem preparados para o passo definitivo numa vida a dois; que ainda não era a hora e o casamento se foi por água abaixo. De uma prudente suspensão temporária, passou para um rompimento definitivo. Sem maiores explicações, todo um imenso sonho de felicidade foi interrompido. A partir daí ela foi tomada de uma profunda depressão. Perdeu o gosto pela vida. Como pessoa de fé se perguntava: “Por que Deus deixou isto acontecer logo comigo que sempre confiei tanto nEle? “ E o pior é que havia nela um sentimento muito profundo de que era um caminho sem volta; era uma decisão sem retrocesso. Tudo estava acabado ! Tudo estava perdido mesmo! O sonho acabou! Dias e horas de agonia, perda de sono e choro. E lágrimas e mais lágrimas e um constante desespero de vida para quem, pouco tempo atrás, encontrava todos os melhores motivos para ser feliz. O pai tenta consolá-la: “Veja o que ensina o apóstolo Paulo : “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”. Ela responde....mas Deus – que tudo pode--- poderia muito bem fazer com que ele fosse um pouco diferente do que realmente é ... e tudo daria certo. E eu estaria agora casada e feliz com ele!
Mas o final desta história nós vamos deixar para o final do livro. Examinaremos primeiro, no capítulo seguinte A CURA PELA FORÇA DO ESPIRITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário