sábado, 20 de dezembro de 2008

UM HOMEM TEMENTE A DEUS-2

O FATO desta quinzena tem como texto bíblico o livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 10, versículos de 1 a 8 e os versículos 23 a 33. Relata a história do Centurião romano Cornélio.



3 - Foi um homem reto (v.22). Foi um homem íntegro, dirigiu sua vida pela retidão e pela justiça, como autoridade que era. Cornélio não andou segundo o conselho dos ímpios, nem se deteve no caminho dos pecadores, nem se assentou na roda dos escarnecedores. O seu prazer estava na Lei do Senhor. Ele procurava obedecer os ditames da sua consciência na aplicação da lei e da justiça. Como autoridade militar romana e tão longe da metrópole, ele podia agir como déspota. Mas o povo reconhecia que agia sempre com justiça.

4 - Foi um homem de boa fama. Cornélio desfrutava de bom nome entre os judeus, de todo testemunho de toda a nação judaica. Sendo um representante do governo que os dominava, seria natural que os judeus o odiassem. Talvez, no princípio, tivesse sido assim. Mas o seu caráter religioso, generoso, justo e leal, conquistou-lhe uma boa fama. O povo descobrindo suas qualidades, vendo que ele era um homem de bem, passou a estimá-lo e dar bom testemunho dele. O livro de Provérbios diz que o bom nome é coisa muito preciosa e Cornélio o possuía. Era, por tudo isso, um homem de muito valor, um notável caráter, apesar de não conhecer o Cristianismo.



B - SUA INFLUÊNCIA

A vida deste centurião não podia deixar de impressionar os que viviam e se relacionavam com ele. Como homem de caráter, um homem espiritual, Cornélio exerceu grande influência.

1 - Sobre sua família - era temente a Deus com toda a sua casa. Ele trouxe para o temor de Deus sua esposa e os seus filhos. Era bom marido, bom pai e procurou encaminhar os seus no conhecimento do Deus verdadeiro. Sentindo o quanto era pernicioso o paganismo romano, procurou fazer a luz natural brilhar também no coração dos seus familiares. Quando enviou mensageiros a Jope para trazer Pedro, não quis aproveitar-se sozinho da visita, mas reuniu seus parentes e amigos íntimos. A sua fé era fermento que deveria levedar toda a massa que pudesse atingir. Os pais crentes devem zelar pelo viver cristão a fim de que a família toda venha a ser beneficiada e influenciada.

2 - Sobre os seus soldados - Cornélio comandava uma centena de soldadoos, todos sob as suas ordens. Logo que o anjo se retirou, ele chamou dois empregados de casa e um soldado piedoso que estava a seu serviço, e enviou a Jope para buscarem o apóstolo Pedro. Ele cuidava de influenciar os seus subordinados

3 - Sobre seus amigos - Seus amigos também eram influenciados. Ele os convidou para ouvirem a pregação de Pedro. Todos foram. Se ele ia ser beneficiado, desejava que os seus amigos o fossem também.

( Continua no Próximo Número )

Um comentário:

  1. Olá Roger, obrigada Eu!
    Seu blog é muito interessante e adorei! =)
    P.S.: Cara,a chuva está demais, mas sabe que estou adorando?
    Hoje veio sol e está muito calor, e fiquei triste com isso... (rsrs)
    Que o ano de 2009 venha com muitas realizações, paz, amor, saúde pra vc e sua família.
    Grande Abraço,
    Janaína Souza

    ResponderExcluir