sábado, 27 de março de 2010

PAULO EM CORINTO

(PRIMEIRA PARTE)

O texto bíblico do FATO deste número se encontra em 1 Coríntios, capítulos 10 a 13, cujo versículo básicos é: "Mas agora permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor, porém o maior destes é o amor (1 Coríntios 13:13)".

I - INTRODUÇÃO

Da cidade de Atenas, centro de cultura, seguiu o Apóstolo Paulo até Corinto, centro de comércio e de mundanidade. Aqui esteve o ilustre missionário e, num fecundo ministério de ano e meio, estabeleceu uma forte igreja evangélica. Contudo era a Capital da Província Proconsular da Acaia, situada no estreito e movimentado istmo de Corinto, ligando o Poliponéso à Grécia. Em Corinto haviam duas baías famosas, que dominavam todo o comércio do norte e do sul, recebendo por mar carregamentos ricos da Europa e da Ásia. Cerca de 400.000 almas eram a sua população, toda cosmopolita. Haviam judeus em bom número, expulsos de Roma pelo Imperador Cláudio.

A primeira carta aos Coríntios foi escrita à Igreja por volta dos anos 56-57 A. D., de Éfeso, tendo como objetivo principal dar resposta a vários problemas que os crentes de Corinto haviam submetido às decisões do apóstolo.

Para maior conhecimento dos assuntos versados por Paulo nesta epístola, damos abaixo um resumido esboço dessa carta, adotado pelo piedoso e erudito Dr. Robertson:

1 - A DIVISÃO DA IGREJA - do capítulo 1:10 e 4:21.

2 - AS PÉSSIMAS PRÁTICAS DOS MEMBROS DA IGREJA - capítulos 5 e 6.

3 - QUESTÕES RELATIVAS AO CASAMENTO - CAPÍTULO 7

4 - CARNES OFERECIDAS AOS ÍDOLOS - capítulos 8 a 10.

5 - ALGUNS ABUSOS NO CULTO PÚBLICO - capítulos 11 a 14, assim divididos:

a) - O toucado de homens e mulheres na Igreja - capítulo 11.1-16.

b) - O comportamento na ocasião da ceia do Senhor - capítulo 11.17-34.

c) O orgulho e a inveja em comparação com os dons brilhantes - capítulos 12 a 13.

d) Erros concernentes à ressurreição, corrigidos, e a doutrina da mesma explicada - capítulo 15.

e) Vários assuntos práticos e pessoais - capítulo 16.1-18.

f) Saudações e despedidas - capítulo 16.18-24.

II - O AMOR (1 CORÍNTIOS 13)

A - A vida sem amor é vazia- Qualquer conquista sem o amor é vã. Faz com que o cobiçado poder da oratória em muitas línguas, embora o que o conseguisse excedesse a todos na elevação do pensamento, na elegãncia do estilo e na eficiência da dicção não passsse de um ruído sem valor algum.

1 - Os dons sem amor não têm valia. Tornam inútil o mais alto poder interpretativo, a penetração enigmática, o conhecimento variado e até a fé que opera maravilhas.

2 - A beneficência sem o amor para nada aproveita. Em vão fará alguém o maior sacrifício a ponto de se despojar das suas riquezas pelos pobres e sofrer o martírio por um princípio, se for inspirado por um falso orgulho, por uma glória pessoal ou pela esperança mal dirigida, ao invés de pelo amor a Deus e aos homens.

B - A vida de amor resplende no espírito e no serviço

1 - Sua caridade é fundamental . Negativamente, inspira clemência para com as falhas de outrem e sofrimento paciente para com as ofensas deles. Positivamente, é plena de bem praticado aos outros.

2 - Seu contentamento é belo, pois não conhece nem a inveja nem o ciúme.

3 - Sua humildade compreende um quadro de virtudes gêmeas: não se gloria de si mesma e nada a pode impelir a isso; não é nunca descortês aos outros e não exige tudo a quem tem direito; domina o mau gênio e na sua benignidade faz todas as concessões possíveis; não se compraz com a tagarelice, mas regozija-se com a proclamação e progresso da verdade; vai ao encontro da dificuldade com paciência, da descrença com amável confiança, do desespero com a esperança, do desastre com a perseverança.

4 - Sua interminabilidade está em contraste palpitante com os dons e graças temporários, a saber: o poder e cumprimento de profecias, o dom de línguas e as verdadeiras formas de linguagem; e o próprio conhecimento que, aqui mesmo na terra, é substituído por outro ainda mais elevado e na eternidade pelo conhecimento mais sublimado possível.

(CONTINUA NO PRÓXIMO NÚMERO)

Texto de ASSIS FERREIRA DA SILvA extra;ido de http://www.folhadoassis.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário