sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Meditando nas Parábolas de Jesus A PEROLA PRECIOSA

45. O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.
46. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.


Nesta parábola Jesus, como profundo conhecedor da natureza humana, evidencia uma fraqueza presente na maioria das pessoas, principalmente no povo judeu: a ambição.Mas realça que devemos ambicionar aquilo que verdadeiramente vale mais ou é mais precioso.
É próprio do ser humano em geral buscar sempre o melhor para si. Se possui uma casa modesta, sonha em adquirir uma outra melhor, localizada num bairro considerado mais chic; se tem um carro razoável pensa em adquirir um modelo do ano e mais sofisticado; se possui uma bicicleta, sonha em ter uma moto, se já tem a moto, pensa em ter o carro do ano, se já possui um carro do ano, pensa num barco para velejar nas férias e assim indefinidamente. O HOMEM E A MULHER ESTÃO SEMPRE AMBICIONANDO POR ALGO MELHOR QUE AINDA NÃO POSSUEM.
Aqui Jesus realça a ambição do negociante que procura pérolas preciosas. Como especialista em jóias o negociante sabe distinguir o que é ou não é mais precioso e Jesus afirma que ele tendo encontrado uma pérola de grande valor vai e vende tudo o que possui para poder adquirir o que vale mais e assim tornar-se detentor de um tesouro de valor incomensurável.
Esta pérola preciosa tão ambicionada por toda criatura é o que Jesus está oferecendo para todos nós. Ele nos convida e abandonar tudo o mais para ficarmos só com ela, pois seu valor supera a tudo o mais que possa existir de precioso sobre a face da terra. Tudo mais perde sentido diante dela. Este tesouro tão ambicionado é o Reino dos Céus e para possui-lo devemos nos despojar de tudo o mais que nos envolve e nos domina para ficar só com este tesouro pelo qual paga a pena viver e por ser o único capaz de dar um sentido verdadeiro e eterno à nossa vida.
Ele nos convida nesta parábola a agir com a ambição e a sabedoria do negociante de pedras preciosas para possuir este tesouro de felicidade eterna que nos é oferecido por Deus.
Em outra passagem da Bíblia, no encontro com o jovem rico Jesus mostra que só faltava a ele possuir esta ambição para entrar na vida eterna. Vai, vende tudo o que possui e distribua com os pobres e me siga e terás um novo tesouro no céu.
pan style="font-weight:bold;">

IMPORTANTE - Este texto ainda está em fase de elaboração. Contamos com as colaborações e sugestões dos leitores de nosso blog para aprimorarmos a sua redação final. Mande-nos as suas sugestões. Grato Augusto Ferreira Neto

Um comentário: