domingo, 14 de fevereiro de 2010

PAULO E OS PRESBÍTEROS

(PRIMEIRA PARTE)

O texto bíblico do FATO deste número se encontra no Livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 20, versículos 17 a 38, cujos versículos básicos são: "Não me esquIvei de vos anunciar cousa alguma que era proveitosa...testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus".

I - INTRODUÇÃO

Depois do tumulto acontecido em Éfeso por Demétrio, o apóstolo Paulo resolveu sair da cidade, onde havia trabalhado por uns três anos, e visitar de novo as Igrejas de Macedônia e Grécia. Durou cerca de dez anos este circuíto itinerante de Paulo, tendo ficado ainda uns três meses em Corinto, sede de uma vigorosa congregação. Quis o apóstolo ir a Jerusalém, a fim de levar aos cristãos pobres dali as ofertas recolhidas por ele entre as Igrejas gentílicas.

Encerrando assim, sua terceira excursão missionária, Paulo seguiu viagem. Tendo chegado a Mileto, célebre cidade da Ásia Menor, a umas 7 ou 8 léguas distantes do sul de Éfeso, porto na embocadura do Rio Meandro, daí mandou vir à sua presença os presbíteros da querida Igreja de Éfeso. O navio em que viajava o apóstolo deteve-se neste porto alguns dias, e assim pôde ele rever os velhos amigos e oficiais e falar-lhes com toda a alma sobre seus planos futuros, sua ida à cidade santa e dar-lhes a sua despedida muito fraternal. Paulo quer estar em Jerusalém por ocasião da festa de Pentecoste, que caía, naquele ano, em maio (Atos 20.16).

Nesta viagem, acompanharam o apóstolo, de Corinto, cinco irmãos. Lucas reuniu-se à caravana em Filipos. Mais dois irmãos se juntavam à comitiva, provavelmente em Trôade (Atos 20:1-6, 13-16).

O encontro de Paulo com os presbíteros de Éfeso é uma das páginas mais comoventes da história apostólica. A ternura com que conversaram, os sábios conselhos dados pelo grande missionário a eles, a persuasão e a personalidade que dominava as palavras paulinas, aqui, tudo é um conjunto de preciosas lições.

II - UMA RETROSPECTIVA

Nos versículos 17 a 21 Paulo, presentes os presbíteros de Éfeso, fez a todos umas declarações muito nítidas e muito incisivas. Abriu-lhes a alma, de par em par, como excelente guia e cura de ovelhas do Salvador.

Era uma revisão conscienciosa do passado. Apelou para o testemunho de todos. É um grande conforto poderem os pastores falar assim às suas ovelhas. Paulo disse que sua vida entre eles tinha sido franca e leal. Sabiam o seu trabalho, qual fora e como fora executado no meio de muitas aflições. Ele mesmo procurara sustentar-se com o trabalho diário, no ganho de seu pão. Fora sempre humilde e desinteressado. Realizara com fidelidade o seu sustento pastoral, nunca ocultando à igreja coisa alguma da doutrina e da fé que ela devia conhecer; e isso fizera publicamente e não às ocultas, de casa em casa, por todos os meios. Seus sermões giraram não em torno da filosofia ou teses de curiosidade, mas em torno das verdades básicas: arrependimento e fé. Não havia omitido absolutamente nada do Cristianismo.

(Continua no Próximo Número)

Extraído de FOLHA DO ASSIS Reflexão de Assis Ferreira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário