segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

UM PASTOR QUALIFICADO

PRIMEIRA PARTE

O FATO desta quinzena tem como texto bíblico a Segunda Carta do apóstolo PaulO a Timóteo, no capítulo 1 , versículos 3 a 8 e 12 a 14, cujo conteúdo é rico e variado e inclui vários apelos comovedores, especialmente em via da situação na qual o apóstolo se encontrava. Quatro incumbências e ordens se fazem específicamente a Timóteo, as quais se relacionam principalmente com sua vida pessoal, na qualidade de ministro. A ameaço dos ensinamentos falso adquire muita importância, tanto nesta carta como na primeira dirigida a Timóteo.

I - INTRODUÇÃO

A pessoa de Timóteo, estudada pela Igreja nestes dois milênios, tem produzido vidas santificadas e vocação ministerial principalmente no meio do rebanho jovem. Para alcançarmos esse resultado, amigo leitor, seria suficiente que tivéssemos somente as duas cartas de Paulo ao jovem Pastor, ricas em instrução cristã e pastoral. Se a vida de Timóteo parasse aí, a Igreja já teria sido amplamente recompensada com um profundo enriquecimento espiritual e moral. Porém a Bíblia não parou aí.

II - TIMÓTEO

A - Sua Conversão e Vocação

Timóteo provavelmente era da cidade de Listra. Eunice e a avó Loide eram judias muito fiéis à lei, não obstante viverem longe de Jerusalém. O pai dele era grego. Timóteo não foi circuncidado quando era pequeno, talvez por oposição do pai, que não se preocupava com o preceito do judaísmo.Na primeira viagem que Paulo fez junto com Barnabé, Eunice e Lóide devem ter conhecido o Evangelho pregado por eles naquela cidade. Eunice, convertida ao cristianismo, procurou logo influenciar seu filho. Quando Paulo, em outra viagem, passa por Listra encontra Timóteo e fica sabendo que é um discípulo fiel de Jesus Cristo.O apóstolo afeiçoa-se de um modo especial por ele! Convida-o para ser seu companheiro de viagem, porque percebeu sua grande fé e seu caráter cristão, bem como sua qualificação para o ministério. Ele é circuncidado e ordenado ministro do Evangelho, pela imposição das mãos. Barnabé encaminhou Paulo no trabalho. Paulo encaminhou a Timóteo. E assim, nessa sucessão, temos tido, através dos tempos, caro leitor, centenas de obreiros espalhando pelo mundo a mensagem da vida eterna.

B - Seu Caráter

Paulo reconhecia em seu amado filho espiritual, um comprovado caráter cristão (Filipenses 2.22).

1 - Timóteo era um bom amigo. Paulo o considerava seu verdadeiro filho na fé ( ! Timóteo 1.2), um filho muito amado (1 Coríntios 4.17 e 2Timóteo 1.2). São inúmeras as referências feitas a ele nas cartas de Paulo. De todos os amigos de Paulo, exceto talvez Lucas, o médico amado, nenhum era mais amado pelo apóstolo. Paulo o considerava um filho, fiel e verdadeiro. Certa ocasião quando se separaram, Timóteo verteu lágrimas de tristeza, o que muito confortaram o seu amigo e companheiro ( versículo 4).

2 - Timóteo era um crente sincero (versículo 5).


Texto de ASSIS FERREIRA DA SILVA - Extraído de FOLHA DO ASSIS

sábado, 3 de janeiro de 2009

SÓ A MINHA IGREJA É VERDADEIRA

Tenho convicções muito profundas de que só a minha igreja é verdadeira. Nela eu alimento a minha fé em um único Deus. Por meio dela encontro forças para superar todos os meus problemas terrenos. Nela eu encontro as explicações para a natureza e para tudo que existe neste mundo. Ela está sempre me apontando para o caminho da justiça ,da paz, do bem e do amor. Suas exigências batem com os meus ideais de justiça, de paz e de liberdade. Ela me aponta os caminhos da verdade e da justiça, da solidariedade, da fé e da fraternidade. Suas propostas de vida aqui neste mundo me dão segurança na caminhada terrena sempre em busca de algo maior. Em tudo me aponta para o infinito onde existe um único e verdadeiro Deus, criador de todas as coisas. Seus postulados de fé, de esperança e de amor me fazem sentir a grandeza de um Deus Criador, único e verdadeiro, cheio de ternura para com todos as suas criaturas e pleno de graças para todos nós.

Quando ainda somos crianças na caminhada da fé nós nos debatemos à procura de uma explicação do mundo com tudo de bom e de ruim que nele existe. Neste momento crucial de nossas vidas duvidamos de tudo e de todas as propostas de fé que todas as igrejas nos oferecem.

Debatemo-nos com a maior necessidade do homem: A procura do Deus verdadeiro e da igreja que sustenta a fé na existência deste Deus. Nos momentos mais difíceis deste dilema nossa atitude é de rejeição de todas as propostas. Questionamos postulados de fé e os comportamentos daqueles que nos oferecem a solução para nosso problema vital, nas suas igrejas. Quando conhecemos bem de perto o comportamento daqueles que nos querem cativar para sua igreja nós nos decepcionamos, pois muitos não dão o testemundo de sua fé com seus comportamentos de vida. Aí duvidamos da igreja deles e do Deus que eles nos oferecem. Esquecemos que o ser humano, onde quer que esteja, seja em que igreja for, estará sempre cheio de suas virtudes e de suas mazelas, pois a perfeição só mora no infinito junto de Deus. Ou, dizendo isto de outra maneira, só junto de Deus, no infinito, mora a perfeição e que aqui na terra só habita o homem imperfeito, pleno de falhas e limitações, embora feito à imagem e à semelhança de Deus. o seu criador. Aprendi com este debate interior ao longo de toda a minha vida a não dar tanta importância aos questionamentos das fraquezas humanas em suas respectivas igrejas e com isto fui me concentrando na essência da fé e aprendendo que só mesmo Deus pode dar sentido às nossas vidas. Ele é a essência, tudo o mais é acessório e como tal cheio de limitações.

Busco Deus nas minhas raízes mais profundas da fé e nesta busca O vejo plenamente único e verdadeiro na minha própria igreja e aí eu O tomo e faço de meu coração a sua morada e com todas as limitações que a vida me proporciona procuro dirigir a minha vida pelos seus postulados que se resumem na expressão máxima que ela me aponta como única exigência de vida: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. E só isto me basta!

Por: Prof. Augusto Ferreira Neto
Belo Horizonte - MG
Participações: 3 [ver]

SADISMO PSEUDO-CRISTÃO

Há três passagens bíblicas que mal interpretadas e mal compreendidas podem criar uma espécie de comportamento e ideologia doentia entre os cristãos. E nesses primeiros dias de 2009, isso muito me preocupa, pois esse tipo de comportamento no sadismo já cansei de ouvir e ver cristãos(quando estão numa roda comentando sobre certas notícias trágicas de alcance até mesmo mundial), simplesmente comentam:"É isso mesmo! É a palavra de Deus se cumprindo".

Realmente há passagens bíblicas que prevêem grandes tragédias na história da humanidade e até mesmo o próprio Cristo nos avisa que no mundo teremos aflições.

Mas em passagem alguma a Bíblia nos encoraja a sermos apáticos ou sádicos ao depararmos com esses acontecimentos. Muito pelo contrário, a bíblia nos incentiva a praticar toda forma de bem, movidos pelo amor à Deus e ao próximo.

Numa dessas passagens(I Tessalonicenses 5:18), nos incentiva a louvar a Deus em todas as circunstâncias, mas esquecemos de perceber na carta, que "todas as circunstâncias", na verdade, basicamente se resumem a perseguições religiosas nas suas diversas formas. na cidade de Tessalônica. Parafraseando o versículo, ele não quer dizer que:"Em todas as desgraças dai graças". Vamos fazer um exercício prático para percebermos o quão doentio pode ser encarar esse versículo dessa maneiro?

AS ENCHETES EM SANTA CATARINA: "Graças a Deus pelas enchentes em Santa Catarina e pelas pessoas que ficaram desabrigadas e perderam tudo".

ATENTADOS EM MUMBAI: "Graças a Deus pelos atentados em Mumbai e pelas pessoas que morreram graças a esse atentado".


...e finalmente...


A FOME E A MISÉRIA NA ÁFRICA: "Graças a Deus pelas pessoas que morrem de fome na África e pela situação de pobreza em que eles vivem".


Não é chocante quando nos deparamos com essas afirmativas de pseudo agradecimento a Deus?

A Bíblia não é uma cartela de bingo que você tem que vibrar cada vez que uma tragédia que ela prevê acontece.

As tragédias acontecem devido á miséria humana e o nosso dever enquanto cristãos e povo de Deus é fazer o bem das mais variadas formas e com amor. Que compaixão é essa que se vangloria porque está vendo no tempo o cumprimento das tragédias previstas na Bíblia?

Transportamos nossa apatia enquanto telespectadores de programas que só divulgam tragédias para o âmbito da leitura bíblica. As tragédias que lá estão previstas não estão lá para que desempenhemos o papelo de meros espectadores apáticos, mas de ativistas do bem em favor do próximo, para tentar minimizar a dor daqueles que estão sofrendo com as tragédias de nosso tempo.

Que em 2009 possamos mudar de posição; que saiamos da nossa posição de espectadores apáticos e sádicos e mudemos para uma posição de agentes ativos do Reino que rumam para a construção da Nova Jerusalém, onde não haverá mais lágrimas e nem choro se ouvirá.
PENSADO POR LUKAZ
MARCADORES: -LUCAZ, 2009
6 PITACOS:

Charles Fernando (Phoenix7) disse...
é tão comum ouvir isso rs, você acertou na mosca!

SÁBADO, 03 JANEIRO, 2009
Roger disse...
Esta postagem foi removida pelo autor.
SÁBADO, 03 JANEIRO, 2009
Roger disse...
Por que será que somos tão deterministas? Será que isso retira de nossos ombros nossa responsabilidade moral? Ou será que isso é só um medo que temos de nos tornarmos seculares demais?

Quantos exatamente agora não devem estar vibrando com a guerra entre palestinos e israelitas, com base nesse pensamento: está se cumprindo?

SÁBADO, 03 JANEIRO, 2009
Janete Cardoso disse...
Estamos conformados com o século.
Diante da minha impotência, quando leio coisas assim, também penso: está se cumprindo... mas com pesar, pelas almas que morrem sem Cristo.

SÁBADO, 03 JANEIRO, 2009
Helma Aguiar disse...
"A Bíblia não é uma cartela de bingo que você tem que vibrar cada vez que uma tragédia que ela prevê acontece."
Bingo! Muito bom. É até mesmo incompreensível constatar a quantidade de pessoas que pensam assim. Não só nas "previsões" da bíblia, como tb comumente ouvimos dizerem: "Deus levou meu filho...", "Se Deus quiz assim..."

Que em 2009 possamos mudar de posição, que saiamos da nossa posição de espectadores apáticos e sádicos e mudemos para uma posição de agentes ativos do Reino que rumam para a construção da Nova Jerusalém, onde não haverá mais lágrimas e nem choro se ouvirá.[2]

SÁBADO, 03 JANEIRO, 2009
Helma Aguiar disse...
Obrigada pelo comentário no meu blog. Já arrumei o "Mais que Palavras". Valeu!

SÁBADO, 03 JANEIRO, 2009
Postar um comentário

Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
SEGUIDORES (22)

PARE DE ACOMPANHAR

22 SEGUIDORES ADMINISTRAR

COLABORADORES



47 blog reactions

BLOGS FRATERNUS


Felipe Fanuel
Teologias de vanguarda

Lendo a morte da razão
Breve recapitulação

Lucas e o elan vital
Sadismo Pseudo-cristão

CAMINHOS DA FÉ
HONRAR À MÃE

Amarelo Fosco
Jonathan Edwards (1703-1785)
Mostrar todos

SALA DE VISISTAS

A Vida! Janaína Souza
Provas da Existência de Deus
Divinitatis Doctor
Diário de Leitura - 02/01/2009 - Gn. 5-7 e Mt. 5-7
Mais que Palavras
Eis o Cordeiro de Deus (Jo 1,29-34)
O PENSADOR
Citação, Oswald Chambers
Abrigo dos sábios
UM CORAÇÃO PURO
Mostrar todos

ARQUIVO DO BLOG



MARCADORES

-Alex (5)
-Alysson (1)
-Augusto (1)
-Felipe (4)
-Francisco (2)