sábado, 26 de dezembro de 2009

PAULO EM TESSALÔNICA E BERÉIA

(FINAL)

O texto bíblico do FATO deste número se encontra no Livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 17, versículo11, que diz: .

4 - OUVINTES TÍPICOS

Três classes de ouvintes aparecem e suas atitudes são perfeitamente discriminadas: OS JUDEUS DESCONTENTES, que cheios de inveja e de ódio, e perseguiram os missionários de modo lamentável; OS NOBRES de Tessalônica, judeus e gentios prosélitos, que receberam a Palavra com bom coração e ficaram convertidos; e os MAIS NOBRES DE BERÉIA que ouviram o Evangelho, examinaram as doutrinas com carinho e professaram sua fé viva no Senhor.

Podemos sintetizá-los assim:

1 - 0S DESCRENTES - Ouviram a Palavra. Ficaram zangados. Promoveram grande perseguição. Atacaram os missionários. Procuraram dificultar a pregação onde estava sendo abençoada.

2 - NOBRES DE TESSALÔNICA - Ouvirama Palavra. Ficaram persuadidos da verdade. Tornaram-se crentes. Protegeram os missionários.

3 - OS MAIS NOBRES DE BERÉIA - Ouviram a Palavra. Examinaram as Escrituras. Receberam o Evangelho. Professaram a fé.

As palavras '"MAIS NOBRES", no texto, são literalmente: , isto é, "bem nascidos" ou "mais bem nascidos". Originalmente, o termo refere-se à nobreza pelo nascimento, pelo sangue, pela linhagem; mas, aqui no texto, significa antes uma qualidade moral e intelectual, um estado de alma, de coração. Quer dizer que os bereanos foram "mais nobres" no sentido de serem mais generosos, mais cândidos, mais cordados e mais sinceros e honestos na recepção da Palavra do que os judeus de Tessalônica. Foram, no sentido moderno, "mais liberais e distintos" no ouvirem a mensagem e em receberem-na.

A pregação da Palavra exige exame, raciocínio, juízo e pesquisa dos bons ouvintes. A fé é pelo ouvir, e o ouvir é pela Palavra revelada -- único Padrão que resolve doutrinas e credos.

Os "nobres" ouvem e examinam tudo com atenção, cuidadosamente, com método, diariamente, tendo a devida coragem para aceitar e professar a verdade adquirida pelo exame feito.

5 - PRÁTICA

a - A Bíblia é o livro por excelência do Cristianismo, a Bíblia lida, anunciada, examinada e crida com bom coração.

b - A recepção ou recusa da mensagem evangélica não é simples problema de índole, de temperamento, de situação geográfica, de civilização ou de cultura ou incultura de alguém ou de um povo. É problema espiritual. Tessalônica e Beréia eram cidades que ficavam perto uma da outra; eram cidades cultas; possuiam sinagogas; os judeus, em ambas, ouviram a mesma mensagem; os pregadores eram os mesmos; usavam os mesmos métodos e dias para a pregação. Todavia, o judeus de Tessalônica, na sua maioria absoluta, não receberam a Palavra, ao passo que os de Beréia aceitaram-na com nobreza.

c - As perseguições, com a graça de Deus, promovem a difusão do Reino divino. Os tessalonicenses rebeldes e maus, que tentaram abafar a obra, se serviram do instrumento a uma maior e melhor expansão da causa, que deitou raízes permanentes em Beréia.
Reflexões de Assis Ferreira da Silva extraída de seu site FoLHA DO ASSIS

2 comentários:

  1. Fiquei muito satisfeito com a explicação do texto acima, que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Eli diz:...excelente comentário, instrumentalidade do Espírito Santo, que dá esta capacidade aos homens de Deus,parabéns...A honra e a glória pertence ao Senhor...

    ResponderExcluir