terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PAULO EM TESSALÔNICA E BERÉIA

O FATO: PAULO EM TESSALÔNICA E BERÉIA

(PRIMEIRA PARTE)

O texto bíblico do FATO deste número se encontra no Livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 17, versículo11, que diz:.

1 . INTRODUÇÃO

Deixando Lucas em Filipos, Paulo, Silas e Timóteo prosseguiram o seu caminho para o oeste, pela grande estrada da romana conhecida por via Inácia.

epois de viajarem cerca 53 km, chegaram à cidade de Anfílopes, situada perto da foz do rio Estrimão. Continuando por mais uns 43 km, chegaram a Apolônia, que atravessaram, chegando ao objetivo da sua viagem, Tessalônica, metrópole da Macedônia, 59 km de Apolônia e cerca de 160m de Filipos.

2. EM TESSALÔNICA

Chegando a Tessalônica com os auxiliares Silas e Timóteo, Paulo, como costumava praticar, procurou descobrir se havia na cidade alguma sinagoga ou ponto de pregação. Achando uma congregação organizada, dos judeus, iniciou com vigor e com muita esperança o trabalho em Tessalônica (1 Tessalônica 1.4-10; 2.7-12).

Durante um mês mais ou menos, em cada sábado, que era o dia de guarda e de folga dos judeus o apóstolo expunha aos patrícios, com a Escritura em mãos, as doutrinas cristãs, especialmente as que diziam respeito às profecias messiânicas, procurando documentar que Jesus, o Crucificado em Jerusalém, era o Cristo, o Rei e Salvador de seu povo e de todos os que nele crêem.

Como fruto dessa pregação fiel, creram alguns dos judeus, os quais se uniram aos missionários, bem como grande número de prosélitos gregos e não poucas mulheres de distinção. Organizou-se uma igreja como um princípio esplêndido de trabalho cristão numa grande cidade. A causa, porém, não havia de prosperar sem perseguição. Os judeus que não quiseram crer empregaram, na sua inveja, um grupo de vagabundos que, levantando em pouco tempo um grande motim, e com enorme algazarra, cercaram a casa de Jason, hospedeiro de Paulo e Silas, a quem esperava maltratar e talvez até matar. Não encontrando lá os missionários, arrastaram Jason, a fim de apresentá-lo às autoridades, gritando a sua acusação (Atos 17.6,7). Se bem que o povo e seus governadores achassem grave essa acusação, nada fizeram senão



exigir satisfação de Jason, que era sem dúvida cidadão respeitado e rico, bem como dos seus companheiros, sendo depois postos em liberdade. Diante de tal excitação popular, tornou-se impossível a Paulo e Silas continuar o trabalho em Tessalônica. Os irmãos, pois, os enviaram de noite a outro campo de trabalho mais favorável.

CONTINUA NO PRÓXIMO NÚMERO)
Texto extraído de FOLHA DO ASSIS http://www.folhadoassis.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário