sexta-feira, 10 de julho de 2009

O PROFETA MIQUÉIAS

A verdadeira religião -
* 6 Como me apresentarei a Javé? Como é que eu vou me ajoelhar diante do Deus das alturas? Irei a ele com holocaustos, levando bezerros de um ano? 7 Será que milhares de carneiros ou a oferta de rios de azeite agradarão a Javé? Ou devo sacrificar o meu filho mais velho para pagar os meus erros, sacrificar o fruto das minhas entranhas para cobrir o meu pecado?

8 Ó homem, já foi explicado o que é bom e o que Javé exige de você: praticar o direito, amar a misericórdia, caminhar humildemente com o seu Deus.
A classe dominante será desmascarada -* 9 Escute o que Javé grita na cidade; escutem, tribo e suas assembléias: 10 Acaso posso tolerar a casa do ímpio com seus tesouros ganhos injustamente, com suas medidas falsificadas e destetáveis? 11 Acaso devo desculpar balanças viciadas, sacolas cheias de pesos adulterados? 12 Os ricos prosperam com a exploração, os seus habitantes só falam mentiras e têm na boca uma língua mentirosa. 13 Pois eu comecei a feri-la e arrasá-la por causa dos seus pecados. 14 Você comerá, mas não matará a fome; e a fome será a sua companheira. Você guardará, mas não poderá conservar: a sua reserva, eu a entregarei aos inimigos. 15 Você plantará, mas não colherá; esmagará azeitonas, mas não se ungirá com azeite; pisará uvas, mas não beberá vinho.16 Você obedece às ordens de Amri e todas as práticas da família de Acab, e vive conforme os princípios dela. Por isso, eu entregarei você à destruição, e seus moradores receberão vaias, suportando a vergonha do meu povo.



* 6-14: O resto que permanece fiel será o guardião da esperança e do julgamento entre as nações. Javé revela seu projeto de vida para a humanidade toda, desmascarando tudo o que se opõe à vida. Contudo, para ser guardião dessa esperança e julgamento entre as nações, o povo de Deus precisa purificar-se do poder e auto-suficiência, que as nações consideram como grandezas. O povo deve confiar unicamente em Deus e no seu projeto de vida.



* 6,1-7,7: Após os oráculos de esperança num futuro novo, retomam-se as denúncias de Miquéias contra a situação presente, onde o formalismo religioso encobre uma vida social injusta, que transforma a terra da Aliança num verdadeiro inferno. O Deus de Israel não fica indiferente.

6,1-5: O julgamento divino não é um ato em que Deus aparece como juiz ditando a sentença. Pelo contrário, ele é o parceiro que debate a causa com o outro parceiro da Aliança. Nesse debate, a criação participa como testemunha. O que está em discussão é a relação da Aliança: Javé mostra que sempre foi fiel, pois libertou o povo e sempre o protegeu e guiou em direção à vida. Em que foi que ele prejudicou a Israel? Quem está com a razão?



* 6-8: E o que Javé espera do povo, seu parceiro na Aliança? Não um culto separado da vida, que serviria apenas para o homem justificar a si mesmo. Ele quer uma vida nova, movida pela justiça e pelo amor, e que seu povo caminhe unido a ele. O único e verdadeiro culto é aquele que expressa uma prática de justiça e amor e celebra simbolicamente a plenitude dessa prática.

Não há um só fiel –* 1 Pobre de mim! Estou na situação de alguém que recolhe no verão, que colhe depois de acabada a colheita. Não há nenhum cacho de uva para eu chupar, nem mesmo um figo temporão para me matar a vontade. 2 Não há um só fiel em nosso país, não sobrou um único homem correto; está todo mundo de tocaia, cada um caça um irmão para matar! 3 Essa gente tem mãos habilidosas para praticar o mal: o príncipe exige, o juiz se deixa comprar, o grande mostra a sua ambição. E assim distorcem tudo. 4 O melhor deles é como espinheiro, o mais correto deles parece uma cerca de espinhos! O dia anunciado pela sentinela, o dia do castigo chegou: agora é a ruína deles.

5 E vocês, não acreditem no amigo, não confiem no companheiro; conserve a boca fechada, mesmo ao lado daquela que dorme no seu ombro. 6 Pois o filho insulta o próprio pai, a filha se revolta contra a mãe, a nora contra a sogra; e os inimigos de uma pessoa são da sua própria casa.

7 Mas eu, eu me volto para Javé, espero em Deus, meu salvador, e meu Deus me ouvirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário