quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Sermão da Montanha

 O Sermão da Montanha é a Carta Magna da doutrina cristã deixada por Jesus para toda a humanidade. Ele contém os ensinamentos mais importante para a nossa salvação. Nele Jesus esclarece passagens do Velho Testamento e coloca luzes, muitas luzes mesmo, nos caminhos do cristão. JESUS nos ensina neste sermão como devemos viver a nossa fé, quais os pontos que precisam ser considerados para estarmos de acordo com a vontade do Pai e de que maneira nós devemos nos comportar para sermos fieis ao projeto de Deus para nossa vida. JESUS colocou aqui todos os pontos nos “ïs” e não deixou margem para qualquer dúvida. Mostra como deve ser a nossa relação com Deus, com nosso semelhante e como devemos reagir diante dos reveses da vida. Ler e meditar o Sermão da Montanha é entrar no coração de Deus para beber a água viva que sai de suas fontes maravilhosas.JESUS começa a proclamar a Boa Nova a partir das Bem-Aventuranças. E nosso propósito, com este texto, é fazer uma reflexão sobre o conteúdo de cada uma das nove mensagens das Bem-Aventuranças, de tal forma que fique entranhado em nós e em nosso coração uma profunda compreensão desta Palavra de Deus.
AS BEM-AVENTURANÇAS
Jesus começa a sua pregação para aquele multidão reunida no monte, em torno dEle, apontando situações humanas comuns que caracterizam a caminhada da humanidade ou situações de dor e sofrimento e o tipo de conseqüência que cada situação poderia produzir. Ele como que sensibiliza e prepara o espírito e o coração de seus ouvintes para tudo o mais que Ele iria apresentar. Fala da pureza, da dor e do sofrimento, das perseguições e do prêmio guardado por Deus aos que são fiéis à sua palavra. E começa com esta sentença:
Bem-aventurados os pobre em espírito, porque deles é o Reino dos céus!Jesus realça primeiro a pobreza de espírito como um valor especial para aquele que deseja receber o benefício do céu. Mas o que venha a ser pobre em espírito ( ou ter um espírito de pobre)?. A pobreza de espírito se caracteriza pela humildade; por um comportamento humano vazio de si mesmo. A pessoa se revela destituída de qualquer sentimento de orgulho e de vaidade, não se julga a tal e nem se põe acima das outras pessoas. Revela simplicidade e está sempre ávida por tudo aquilo que possa receber ou adquirir. A pessoa pobre em espírito se encaixa naquele perfil que são Paulo descreve em Coríntios 13 falando sobre o amor, a saber: ´O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.Estas são as credenciais que devem portar as pessoas pobres em espírito. Elas são destituídas de si mesmas; são pacientes e puras e sempre ávidas das coisas de Deus. A Bíblia está repleta de ensinamentos e de situações que revelam presença ou ausência da POBREZA DE ESPÍRITO no coração das pessoas. Citaremos somente algumas como exemplos. Comecemos com a história do fariseu e do publicano fazendo sua oferta a Deus no templo Disse Jesus “Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano.O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: óh! Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador!Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado”.Jesus mesmo chama a atenção dos apóstolos dizendo-lhes: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”.O orgulho, a empáfia, a arrogância são contrários aos ensinamentso de Jesus. O céu é para os simples, para os puros, para os humildes. “Se vocês não forem como estas crianças.... não entrarão no reino do céu”. Ser pacientes e generosos uns para com os outros é a permanente mensagem de Jesus. A pessoa orgulhosa se julga superior às demais e sua prepotência é um impecilho para o amor. (Continuaremos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário