terça-feira, 19 de outubro de 2010

O FATO: PAULO EM JERUSALÉM



( PRIMEIRA PARTE)

O texto básico do FATO desta semana está no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 21, versículos 27 A 40, e cujo texto central é:

I - INTRODUÇÃO

Tendo estado em Mileto com os presbíteros da Igreja, viajou o apóstolo Paulo no vapor em que tomou passagem, para Jerusalém, objetivo deliberado de seus planos na ocasião. Tendo saído de Mileto, passou por Cós, Rodes, Pátara, Tiro, onde o vapor se deteve durante sete dias; Ptolemaida, Cesárea, indo, então, por terra, a Jerusalém, onde deve ter chegado às vésperas da Festa de Pentecostes, que se deu num sábado 9 Atos 21.1-16).

a viagem durou, pois, umas quatro semanas. Terminava aqui a terceira excursão missionária de Paulo. Devia estar o apóstolo, agora, com 56 anos de idade. Com esta visita á cidade de Jerusalém, fazia ele sua quinta excursão aí, desde que se convertera. Nero governava o império romano e Félix jurisdicionava a Judéia. Ao que parece vieram com o ilustre viajante todos os companheiros que, de princípio, se reuniram a ele: Lucas, o bom médico, Trófimo, de Éfeso, Aristarco de Tessalônica, e os demais irmãos mencionados em Atos 20.4.

Paulo ficou hospedado em casa de um crente, abastado e bondoso, de nome Mnasom. Quando o apóstolo chegou com os companheiros, vários discípulos os receberam com alegria e prazer. Sete anos já tinham decorridos desde que Paulo tinha estado em Jerusalém, e podemos imaginar a alegria e a gratidão que encheram os corações dos crentes e dos missionários ao contarem uns aos outros as suas respectivas experiências.

Houve, ao que parece, no dia seguinte ao da Festa de Pentecoste, outra importante reunião recepcional. Os anciãos e chefes da igreja, dos quais Tiago, o irmão do Senhor, era o principal, reuniram-se e Paulo contou as grandes coisas que o Senhor tinha feito em favor de seu povo, entre os gentios, desde o dia em que Paulo dera o relatório da outra viagem. A reunião provavelmente foi pública, de sorte que todos os crentes puderam assistir. Nada se diz dos outros apóstolos, mas, sem dúvida, estavam trabalhando em diversas partes em prol do Evangelho. Foi, com muita probabilidade, nesta reunião que Paulo deu aos chefes da Igreja as ofertas gentílicas em prol dos irmãos pobres de Jerusalém (Atos 24.13).

Mas, uma semana depois, as coisas mudaram. E veremos no próximo número como Paulo passou dias amargos na grande cidade.

Texto de Assis Ferreira da Silva extraído de http://folhadoassis.webs.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário