quarta-feira, 2 de junho de 2010

PAULO EM FILIPOS



(PRIMEIRA PARTE)

O texto bíblico do FATO deste número se encontra no livro de Atos dos apóstolos, capítulo 16, versículos 16 a 34, que tem como texto central; "CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, TU E TUA CASA" (Atos 16:31).

I - INTRODUÇÃO

Lídia foi a primeira asiática convertida em solo europeu, assim como Cornélio foi o primeiro europeu convertido em solo asiático (Atos 10 e 11).

Foram como que as margens espirituais em que o Evangelho construiu a ponte da graça, unindo europeus e asiáticos numa só família, família de fé no senhor.

Certa moça, escrava, dotada de poderes malignos de advinhação, e pertencente a certa companhia comercial que explorava essa sua faculdade de predizer o futuro, ganhando com isso somas fabulosas para os seus senhores. Acompanhavam todos os dias os missionários (os quais se achavam residindo em casa de Lídia e pregavam todos os dias à beira do rio), dando um testemunho verdadeiro, mas indesejável, do caráter e da missão deles. Paulo, finalmente, virou-se para a pobre moça expulsou dela o espírito mau em que existia todo seu poder de advinhação. Seus donos, então, lançaram mão de Paulo e Silas e os arrastaram violentamente para o FÓRUM, a fim de serem julgados.

II - A PRIMEIRA DIFICULDADE

A história e a evolução da obra de missões, tanto apostólica quanto da Igreja em todos os tempos exemplificam, quase num ritmo matemático, que, ao lado das oportunidades felizes que se abrem à causa, existe a ação intensa e desesperada do maligno no sentido de obstruir a marcha do reino Sagrado

Assim foi em Filipos. Logo que a semente começou a medrar aí, o demônio abriu logo a sua seara infernal de recursos sutis e ocultos para por em prática todo o seu arsenal de guerra contra as missões cristãs. Mas o adversário não quis para logo apresentar-se tal como era e como é. Ao zelo apostólico na prédica da Palavra e na freqüência às reuniões de oração, tentou Satanás ajuntar o seu apoio indesejável. E foi assim, que certo dia, surgiu no caminho dos missionários uma novidade. Certa moça possessa de mau espírito, usada como MÉDIUM por indivíduos inescrupulosos e exploradores da parte ignorante e superticiosa da cidade, começou a acompanhá-los e a proclamar que eram realmente SERVOS DO DEUS ALTÍSSIMO. Isto se repetiu por dias seguidos. A princípio, Paulo não deu importância ao caso, tomando-o, talvez, como ato de uma pessoa demente; todavia, percebeu, mais tarde, que estava frente a um grande inimigo de Cristo, quase sempre disfarçado em amigo. E resolveu o problema com energia, expulsando da MÉDIUM o espírito maligno e curando-a desse mal tremendo.

Note-se que o testemunho da moça pitonisa era, aparentemente, valioso.

(CONTINUA NO PRÓXIMO NÚMERO)
Testo de ASSIS FERREIRA DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário