domingo, 24 de maio de 2009

O LAR CRISTÃO NA SOCIEDADE




(PRIMEIRA PARTE)

O texto bíblico do FATO desta quinzena se encontra no livro de Colossenses, capítulo 3, versículos 18 a 25 e capítulo 4, versículo 1, que dizem:
Maridos, amai vossas esposas e não a trateis com amargura.

Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.

Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.

Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. Tudo quando fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.

Senhores, tratai os servos com justiça e com eqüidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu.>

I - INTRODUÇÃO

Aos lares, em geral, está reservado um papael marcante. Eles compõem a sociedade. Esta será estável e tranqüila dependendo dos lares, como a saúde do corpo depende das células. O lar é a célula matriz da sociedade. Os próprios pagãos reconheceram o valor da Família. Cícero, famoso orador romano diz: "A união marital é tão arranjada pela natureza, que não só é gratíssima à sociedade como utilíssima à vida". A desintegração da sociedade começa, onde começa a corrupção dos bons costumes cultivados na família. De modo singularísimo, destacaremos a importãncia do "Lar Cristão" na sociedade. Ele se destaca nos livros sacros da Escritura, a começar do Livro de origem (Gênesis). Deus criou o homem; formou a mulher; deu origem ao lar, para dele fazer evoluir a sociedade. Pôs em relevo o lar quando determinou: "Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a" (Gênesis 128). Na Nova Aliança confirmou,num sentido espiritual, a família, fazendo dela uma figura da Igreja (Efésios 2.19). Usou ainda largamente o consórcio conjugal para expressar a relação de Cristo com a sua igreja, como se pode ver em Efésios 5.22-28 e Apocalipse 21.2. Está, pois, em relevo, o papel da família cristã na sociedade, satisfeita a condição prescrita nos Salmos 127 e 128.

II - COMO DEVE SER O LAR CRITÃO<

Ora, os elementos básicos na formação do lar são o homem e a mulher na união matrimonial. Da convivência destes, depende a geração de filhos e a educação do próprio lar. Como deve ser, então, o lar cristão? indagará você prezado leitor. A Biblia apresenta as características do lar cristão: O TEMOR DE DEUS, A PIEDADE, O AMOR, A SINCERIDADE, A LEALDADE, O TESTEMUNHO CRISTÃO, A INSTRUÇÃO, A EDUCAÇÃO.
Mas há também as recomendações específicas do texto, que devem marcar a família cristã, a fim de que venha a ser uma bênção para a humanidade.

(CONTINUA NO PRÓXIMO NÚMERO
Texto de ASSIS FERREIRA DA SILVA - extraído de FOLHA DO ASSIS

domingo, 17 de maio de 2009

BEM-AVENTURANÇAS --Os Que CHORAM

Bem-aventurados os que choram, Porque serão consolados!
Interpretação (O que é?)
Não existe na Bíblia nenhuma passagem que fala que Jesus estava sorrindo, mas há registro de que chorou algumas vezes. Uma delas foi junto de Martha e Maria, diante do túmulo de seu amigo Lázaro. Outra foi quando mirava Jerusalém e vaticinava sua destruição.
A dor, o sofrimento fazem parte da caminhada dos filhos de Deus aqui na terra. Aqueles que desejam seguir Jesus devem tomar a sua cruz e acompanhá-LO pois ele disse que estreita é a porta de entrada no Paraíso. Só no céu não haverá mais dor, choro e sofrimento. Aqui estaremos sempre alternando alegria e sofrimento, até a partida definitiva para nossa mansão celeste: a casa do Pai.

01. Análise( Por que e para que)

A dor e o sofrimento nos acordam para o bem, para o que é correto aos olhos de Deus e nos ajudam a corrigir nossas imperfeições para alcançar o perdão e a graça de Deus.
São Paulo nos ensina que quando Deus nos corrige é “ para sermos participantes da sua santidade “
E mais ainda: “E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela “.

.


02. Exemplos Bíblico
»JÓ [36]
Na história de Jô, por meio da fala de Eliú, podemos compreender o sentido da dor e do sofrimento para correção dos filhos de Deus. Assim ele fala:
Eis que Deus é mui poderoso, contudo a ninguém despreza; grande é no poder de entendimento.
Ele não preserva a vida do ímpio, mas faz justiça aos aflitos.
Do justo não aparta os seus olhos; antes com os reis no trono os faz sentar para sempre, e assim são exaltados.
E se estão presos em grilhões, e amarrados com cordas de aflição,
então lhes faz saber a obra deles, e as suas transgressões, porquanto se têm portado com soberba.
E abre-lhes o ouvido para a instrução, e ordena que se convertam da iniqüidade.
Se o ouvirem, e o servirem, acabarão seus dias em prosperidade, e os seus anos em delícias.
Mas se não o ouvirem, à espada serão passados, e expirarão sem conhecimento.
Assim os ímpios de coração amontoam, a sua ira; e quando Deus os põe em grilhões, não clamam por socorro.
Eles morrem na mocidade, e a sua vida perece entre as prostitutas.
Ao aflito livra por meio da sua aflição, e por meio da opressão lhe abre os ouvidos.
Assim também quer induzir-te da angústia para um lugar espaçoso, em que não há aperto; e as iguarias da tua mesa serão cheias de gordura.
Mas tu estás cheio do juízo do ímpio; o juízo e a justiça tomam conta de ti.
Cuida, pois, para que a ira não te induza a escarnecer, nem te desvie a grandeza do resgate.
Prevalecerá o teu clamor, ou todas as forças da tua fortaleza, para que não estejas em aperto?
Não suspires pela noite, em que os povos sejam tomados do seu lugar.
Guarda-te, e não declines para a iniqüidade; porquanto isso escolheste antes que a aflição.


03. Situações de Vida( Exemplos e Testemunhos)
Aplicação

Sofre alguém dentre vós um contratempo ?
Recorra à oração. A oração da fé salvará
o doente e o Senhor o porá de pé ; e se tiver
cometido pecados, estes serão perdoados...

O Senhor é misericordioso e compassivo....

Orai uns pelos outros para que sejais curados.
( Tiago 5, 13-16 )

sexta-feira, 1 de maio de 2009

O FATO: UM JOVEM PREOCUPADO

( FINAL )

O texto bíblico do FATO desta quinzena se encontra no Evangelho de Marcos, capítulo 10, versículos 17 a 27.

O que estava faltando àquele moço?

1 - A pobreza? Pode parecer à primeira vista que era a pobreza. Mas não era. A pobreza não é condição de vida eterna. Jesus não nos ensina isso. Ao contrário, o pecador pode ser rico e achar a vida. A riqueza pode dificultar a entrada do homem no reino, mas não decorre que seja absolutamente indispensável ao homem abandonar seus bens para se salvar.

2 - A fé? Não era a fé. Ele era um homem que cria. Acreditava em Deus, nas Escrituras e na vida eterna. A fé é indispensável à salvação, mas é preciso ter fé na direção certa. Não basta cre; é preciso crer bem e suficientemente. A fé salvadora é alguma coisa mais do que a fé comum. Nela existe o elemento volitivo que nos leva à ação, à obediência.

3 - Amor ao Próximo? Não, não era. Esse amor ele abrigava em seu coração (Mateus 19.19). Muitos ficam satisfeitos com a obra social que fazem, como o amor que revelam ao semelhante necessitado. Isso pode ser muita coisa, mas nada é para termos a vida eterna. Praticamos as boas obras porque temos a salvação e não para obtê-la.

4 - Faltava-lhe JESUS CRISTO. O Senhor queria que ele lhe fosse submisso. Deu-lhe duas ordens: e . Jesus queria que ele se entregasse incondicionalmente a Deus. Faltava-lhe reconhecer a absoluta soberania de Deus e submeter-se a ele. Quando Cristo lhe falou dos mandamentos não se referiu aos que dizem respeito a Deus. Se o moço fosse capaz de observá-los, teria a vida eterna, pois seria capaz de entregar-se inteiramente ao seu Senhor. Jesus ensinou: "A vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17.3). A vida eterna é a entrega e submissão incondicional a Cristo. O jovem rico não estava pronto a submeter a um Deus que exigia dele coisas por demais difíceis. É o que ainda hoje acontece amigo leitor. Muitos querem a vida eterna e reconhecem que Jesus Cristo veio para nos salvar, porém não querem se comprometer com a vida de santificação, com o serviço cristão, com o compromisso de viverem somente para Jesus. Eles desejam uma religião fácil. E porque não se entregam, porque não se submetem, conhecem Cristo, encontram-se com ele, mas não têm a vida eterna.

Então, prezado leitor, o moço voltou triste daquele encontro com Jesus, contrariado, pois era muito rico. Obedeceer a Cristo em tudo era-lhe impossível.

Perguntou ao Mestre o que devia fazer, mas não foi capaz de pôr em prática o que era pedido. Que contraste, prezado leitor, entre este jovem com o apóstolo Paulo! Era também um jovem rico, de posição, mas não teve dúvida alguma em seguir a Jesus (ler Gálatas 1.16; 2.19 e 20).

A riqueza é boa oportunidade oferecida aos homens. Quem tem muito dinheiro, tem também muita responsabilidade diante de Deus. Mas as riquezas são acompanhadas de grandes perigos e por isso, amigo leitor, não podemos confiar nelas.