terça-feira, 19 de outubro de 2010

O FATO: PAULO EM JERUSALÉM



( PRIMEIRA PARTE)

O texto básico do FATO desta semana está no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 21, versículos 27 A 40, e cujo texto central é:

I - INTRODUÇÃO

Tendo estado em Mileto com os presbíteros da Igreja, viajou o apóstolo Paulo no vapor em que tomou passagem, para Jerusalém, objetivo deliberado de seus planos na ocasião. Tendo saído de Mileto, passou por Cós, Rodes, Pátara, Tiro, onde o vapor se deteve durante sete dias; Ptolemaida, Cesárea, indo, então, por terra, a Jerusalém, onde deve ter chegado às vésperas da Festa de Pentecostes, que se deu num sábado 9 Atos 21.1-16).

a viagem durou, pois, umas quatro semanas. Terminava aqui a terceira excursão missionária de Paulo. Devia estar o apóstolo, agora, com 56 anos de idade. Com esta visita á cidade de Jerusalém, fazia ele sua quinta excursão aí, desde que se convertera. Nero governava o império romano e Félix jurisdicionava a Judéia. Ao que parece vieram com o ilustre viajante todos os companheiros que, de princípio, se reuniram a ele: Lucas, o bom médico, Trófimo, de Éfeso, Aristarco de Tessalônica, e os demais irmãos mencionados em Atos 20.4.

Paulo ficou hospedado em casa de um crente, abastado e bondoso, de nome Mnasom. Quando o apóstolo chegou com os companheiros, vários discípulos os receberam com alegria e prazer. Sete anos já tinham decorridos desde que Paulo tinha estado em Jerusalém, e podemos imaginar a alegria e a gratidão que encheram os corações dos crentes e dos missionários ao contarem uns aos outros as suas respectivas experiências.

Houve, ao que parece, no dia seguinte ao da Festa de Pentecoste, outra importante reunião recepcional. Os anciãos e chefes da igreja, dos quais Tiago, o irmão do Senhor, era o principal, reuniram-se e Paulo contou as grandes coisas que o Senhor tinha feito em favor de seu povo, entre os gentios, desde o dia em que Paulo dera o relatório da outra viagem. A reunião provavelmente foi pública, de sorte que todos os crentes puderam assistir. Nada se diz dos outros apóstolos, mas, sem dúvida, estavam trabalhando em diversas partes em prol do Evangelho. Foi, com muita probabilidade, nesta reunião que Paulo deu aos chefes da Igreja as ofertas gentílicas em prol dos irmãos pobres de Jerusalém (Atos 24.13).

Mas, uma semana depois, as coisas mudaram. E veremos no próximo número como Paulo passou dias amargos na grande cidade.

Texto de Assis Ferreira da Silva extraído de http://folhadoassis.webs.com

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Domínio Próprio (Série "Fruto do Espírito Santo")

O antídoto para as fofocas e as intrigas decorrentes delas

TEXTO-CHAVE:


“Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e é domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.” – TIAGO 3. 5-8

Atualmente, existem nos meios de comunicação vários programas e revistas de fofocas sobre as pessoas famosas, para que os leitores saibam tudo sobre a vida das celebridades.

Cada vez mais pessoas compram essas revistas para saber “o que há com eles” e de alguma forma, bisbilhotam na vida dos famosos.

Às vezes, essas informações passam pelo chamado telefone sem fio (um conta para o outro o que acontece na vida dos outros). Não é assim apenas com os famosos, mas com pessoas invejadas e odiadas por outros que querem o que eles têm.

Esse é um grave problema da sociedade: pessoas intrometendo na vida dos outros e espalhando coisas irreais para todos que conhecem e não conhecem.

O que há com esses fofoqueiros? Fofoqueiros não têm é domínio próprio, por isso “falam mais que a boca”.

Todos nós já fizemos fofocas conscientemente ou inconscientemente sobre alguma pessoa. As vezes não pedimos perdão por esse pecado tão grave que é a fofoca e, decorrente dela, as mentiras.

Em três trechos da Palavra de Deus lemos que a fofoca deve ser evitada (Romanos 1.28-32; 2 Coríntios 12:20 e 1 Timóteo 5:13), mas ignoramos esses trechos da Palavra e simplesmente fazemos intrigas.

A fofoca é uma pandemia, em todo lugar que você for nesse mundo você vai ouvir fofoca sobre diversas pessoas. Todas elas procedem? Não creio!

Essa pandemia, como a mais recente, a da Gripe A H1N1, deve ser combatida, evitada. Para acabar com essa pandemia, devemos alertar a população (a sociedade atual) sobre seus riscos (inimizades, intrigas) e usar a santa vacina para prevenir os grupos de riscos (os seres humanos).

Essa santa vacina está na Palavra de Deus, em Gálatas 5: 22,23; o Fruto do Espírito Santo do Todo Poderoso inclui esse poderoso remédio injetável (vacina) que cura todos os sintomas da fofoca e suas consequências, que se não forem tratadas pela confissão dos pecados perante o Senhor podem levar à morte eterna no inferno.

A Fofoca é um problema sério, uma peste que mata lentamente, mas se tratada com seriedade pelos filhos de Deus, certamente será curada pela vacina do domínio próprio.

Texto de DANIEL CÂMARA